Programa se divide sobre pênalti marcado para o Grêmio contra o Botafogo: ‘Preciso procurar um oftalmo’, diz Rizek

Programa se divide sobre pênalti marcado para o Grêmio contra o Botafogo: ‘Preciso procurar um oftalmo’, diz Rizek
Reprodução/SporTV

O pênalti marcado a favor do Grêmio no fim do jogo contra o Botafogo, após intervenção do VAR, gerou um longo debate no programa “Seleção SporTV” desta quinta-feira (25/9). O apresentador André Rizek e a comentarista Renata Mendonça não conseguiram ter certeza de que a bola bateu na mão esquerda de Matheus Martins, como o árbitro de vídeo considerou.

Eu estou com uma dificuldade de achar esse pênalti… O PC Oliveira entendeu que o pênalti foi bem marcado. Por essa imagem que a gente exibiu, estou com uma dificuldade tremenda. Estou precisando procurar um oftalmo, não consigo ter essa certeza. A bola bate na mão esquerda, então, é isso? Não consigo ter certeza – disse Rizek.

Para mim, não tem condição de ser pênalti. Só se você cortar o braço. Se cortar, aí beleza, não tem condição. Sinceramente…O que você faz com a mão? Se a mão fosse a bunda… Desculpa falar isso (risos). Se fosse qualquer outra parte do corpo, entendeu? – questionou Renata.

Renata Mendonça acrescentou que, mesmo que a bola tenha tocado na mão esquerda do atacante alvinegro, é difícil ter um diagnóstico preciso do lance pelas imagens disponibilizadas:

Me parece que a mão está na frente do corpo dele. Pode ter batido no ombro também. Ainda que eu achasse que bateu na mão, eu acho que a imagem não é conclusiva. Levar a crer é diferente de ter certeza absoluta de que ela bate na mão. Eu não tenho certeza que bateu na mão e não tenho certeza que bateu na mão ampliando o espaço. Para mim, nenhuma das imagens mostra isso.

Os comentaristas Eric Faria e Ramon Motta afirmaram que a bola toca com clareza na mão de Matheus Martins. Apesar disso, levantaram outros debates sobre o lance, muito contestado pelo Botafogo.

Eu não tenho dúvida de que a bola bateu na mão do Matheus Martins. A imagem por trás do gol é clara, tanto que a bola muda muito de direção. Agora, isso deve ser marcado pênalti? Mesmo batendo na mão do atleta? Esse é o ponto. Isso é o que eu acho que deve ser o debate daqui para frente. Que ela bate na mão e muda a trajetória, ok. Agora… O que o Matheus poderia ter feito com esse braço? Mantê-lo para trás o tempo inteiro? – questionou Eric.

A imagem, o frame, é horrível. Fica inconclusivo. Esse é um ponto que eu quero debater: critério. Daqui a pouco, no sábado, no domingo, na segunda, vai ter o mesmo lance, às vezes até fora da área, e não vão marcar isso. Mas o movimento da mão do Matheus Martins entrega que ela bateu na mão, depois que ele cai no chão – observou Ramon.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários