O Botafogo foi o clube com mais representantes na seleção da primeira fase da Copa do Mundo de Clubes elaborada nesta sexta-feira (27/6) pelo programa “Seleção SporTV“. Representaram o Glorioso o zagueiro Alexander Barboza, o centroavante Igor Jesus e o técnico Renato Paiva.
Na escolha do melhor treinador, houve o maior debate. Porém, Jéssica Cescon, Ramon Motta e André Rizek não pestanejaram em colocar o treinador alvinegro como o melhor, muito por conta da vitória histórica sobre o PSG no Rose Bowl, pela segunda rodada do Grupo B.
– Eu vou dar um voto emocionado no Renato Paiva, porque ele enfrentou o PSG. Ele anulou o PSG, acabou a discussão. Podem argumentar, falar do Xabi Alonso que mudou o Real Madrid, o Guardiola é espetacular, mas o Renato Paiva parou o PSG – decretou Jéssica.
– Quem mudou seu jeito de jogar, se adaptou, suportou consistentemente com muita concentração o melhor time do mundo, que ganhou a Champions goleando a Inter? Foi o Paiva. Manteve a postura contra o Atlético de Madrid, se não fosse o descuido do Cuiabano tinha empatado, não tinha perdido – concordou Ramon Motta.
– O Filipe Luís amassou o Chelsea, foi brilhante contra o Chelsea. Dito isso, Renato Paiva conseguiu o maior feito, o mais improvável e absurdo, reconhecido pelo Luis Enrique [técnico do PSG] como o time que em toda a temporada melhor marcou a melhor equipe do mundo. Com essa menção honrosa ao Filipe, meu voto é no Renato Paiva – opinou Rizek.
Foram apenas dois votos contrários: o de Carlos Eduardo Lino, que escolheu Pep Guardiola, do Manchester City, e o de Eric Faria, que optou por Filipe Luís, elencando seus argumentos em seguida.
– Eu voto no Filipe, pelo conjunto da obra, pelos três jogos. O grande trabalho num jogo foi o Renato Paiva contra o PSG. Não achei que o Renato trabalhou bem contra o Seattle, colocou em risco a vitória no segundo tempo, não escalou bem o time de início. Contra o PSG o trabalho foi espetacular, o grande feito de toda a primeira fase. Agora, a grande vitória brasileira, de futebol bem jogado, nessa primeira fase foi a atuação do Flamengo contra o Chelsea. O Flamengo manteve um padrão nos três jogos que o Botafogo não manteve, muito embora o Botafogo tenha enfrentado dois europeus – justificou Eric.
A seleção da primeira rodada do Super Mundial feita pelo “Seleção SporTV” ficou assim: Fábio (Fluminense); Dumfries (Inter de Milão), Sergio Ramos (Monterrey), Alexander Barboza (Botafogo) e Aït-Nouri (Manchester City); Valverde (Real Madrid), Jorginho (Flamengo) e Bellingham (Real Madrid); Jhon Arias (Fluminense), Igor Jesus (Botafogo) e Di María (Benfica) – Técnico: Renato Paiva.
