Um projeto de lei de autoria do vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD-RJ) pede o tombamento do Muro dos Ídolos do Botafogo, localizado em frente à sede de General Severiano. A informação é do jornal “O Globo” nesta terça-feira (14/5).
Na justificativa, o vereador mostra preocupação com o avanço do projeto de revitalização da casa de shows Canecão, que previa a derrubada do muro, e destaca a necessidade de se equilibrarem as pretensões e evitar perdas irreparáveis à memória dos torcedores alvinegros.
– O tombamento é uma importante medida para garantir que as gerações futuras possam ter acesso às glórias do passado, reconectando-as aos ídolos que defenderam as cores e tradições do Botafogo. Este muro transcende qualquer compreensão urbanística ou arquitetônica, constituindo-se num legado e servindo à preservação da memória histórica do Alvinegro – diz o vereador.
O projeto de lei determina que qualquer projeto de revitalização ou desenvolvimento urbano na área que impacte o Muro dos Ídolos deverá considerar a preservação do bem, buscando alternativas que evitem sua demolição ou o comprometimento de sua integridade estrutural.