O Estádio Nilton Santos, do Botafogo, é o exemplo utilizado no Palmeiras. Segundo o “UOL”, o técnico Abel Ferreira vai cobrar gramados melhores no futebol brasileiro, tendo o campo do Glorioso como uma das referências.
– O Abel Ferreira está disposto a ter uma cruzada, no sentido de falar mais como não é possível ter gramados tão ruins no Brasil. Como o Palmeiras se despedaça jogando em campos de péssima qualidade, como o (auxiliar técnico) João Martins disse a respeito do gramado da Vila Belmiro no sábado passado – disse PVC, no “De Primeira”, do “UOL”.
– O Abel tem uma preocupação quando se fala que o gramado artificial do Allianz Parque não é bom, ou quando o Renato gaúcho deixou de levar o Suárez ao Allianz Parque por julgar que ele tem um problema no joelho que poderia ser agravado pelo gramado artificial. O que o Abel pensa é basicamente o seguinte: o gramado do Allianz era ruim quando era natural e é bom agora que é artificial. Enquanto não tiver gramados bons no Brasil, como é que você vai discutir um gramado artificial bom, de boa qualidade, onde a bola corre? – questionou.
É nesse ponto que entra o Estádio Nilton Santos, que foi reformado para o Campeonato Brasileiro e passou a contar com grama sintética.
– Um exemplo que tem sido usado no Palmeiras é o campo do Nilton Santos, que era muito ruim quando era natural e é muito bom agora que é artificial, a bola corre com muito mais naturalidade. Você pode até criticar os gramados artificiais, na opinião do Abel, desde que você tenha gramados naturais em altíssimo nível de qualidade. É preciso chegar a esse nível de excelência para ter um campeonato de primeiro nível técnico. Esse é o pensamento do Abel – completou PVC.