Quando o Botafogo pode ser campeão? Universidade calcula probabilidades para cada rodada

Quando o Botafogo pode ser campeão? Universidade calcula probabilidades para cada rodada
Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro com nove pontos de vantagem sobre o vice-líder Red Bull Bragantino e tenta dar mais um passo neste sábado, contra o Athletico-PR, no Estádio Nilton Santos. Há quem já esteja na contagem regressiva.

Reportagem dos jornais “O Globo” e “Extra” neste sábado trouxe os cálculos feitos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrando as chances do Botafogo ser campeão de fato em cada rodada.

De acordo com as contas da UFMG, já há uma chance de gritar “é campeão” na 32ª rodada, dia 5 de novembro, contra o Vasco. Porém, elas são remotíssimas (0,45%): o Glorioso teria de vencer todos os jogos até lá e os adversários praticamente não pontuarem.

Esse percentual cresce mais a partir da 35ª rodada (45,6%), quando o Botafogo recebe o Santos no Nilton Santos. E passa dos 50% no jogo contra o Coritiba, na rodada seguinte, no Couto Pereira.

Em relação à vaga na Libertadores, ela pode ser garantida matematicamente já no jogo contra o Palmeiras, dia 1º de novembro, no Nilton Santos. Porém, a probabilidade passa a ser maior a partir do jogo contra o Grêmio, em São Januário, dia 8.

Confira os cálculos da UFMG:

Fonte: Redação FogãoNET e Extra

Comentários