Quatro torcedores do São Paulo foram detidos e conduzidos para o 89º Distrito Policial, no Morumbi, após uma tentativa de emboscada a torcedores do Botafogo nesta quarta-feira (24/7), após o jogo entre as duas equipes pelo Brasileirão-2024, informou a “Gazeta Esportiva”.
De acordo com a reportagem, dois desses torcedores estavam uniformizados com adereços da Torcida Independente, principal organizada do São Paulo.
Houve muita correria do lado de fora do Morumbis, e a Tropa de Choque da Polícia Militar precisou agir, inclusive com bombas, para que os torcedores do São Paulo não chegassem no acesso dos visitantes, onde os alvinegros deixariam o estádio.
São Paulo pode ser punido
Segundo especialistas ouvidos pelo blog “Lei em Campo”, do “UOL Esporte”, o São Paulo corre o risco de sofrer punições no STJD por conta da confusão.
“O São Paulo pode ser punido, pois como mandante é legalmente responsável por garantir a segurança do evento na arena esportiva e no seu entorno. Vale frisar, ainda, que os clubes respondem desportivamente pelos atos de seus torcedores e que a CBF, na mais recente versão do seu Regulamento Geral de Competições, ampliou o conceito de entorno“, explicou a advogada desportiva Fernanda Soares.
Desta forma, o clube tricolor poderia ser enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Por outro lado, o advogado Carlos Henrique Ramos explicou que “o clube (São Paulo) pode se eximir de responsabilidade caso identifique os responsáveis pela desordem e os apresente à autoridade policial, o que normalmente é tarefa bastante complicada quando ocorrem grandes tumultos nesses moldes”.