O Botafogo fez diversas vendas de jogadores em 2025. Mas nem todo mundo queria ir. Segundo o ex-lateral Rafael, em entrevista ao podcast “GE Botafogo” nesta segunda-feira (1/9), o atacante Igor Jesus e o lateral-esquerdo Cuiabano preferiam permanecer no clube.
– Eu acho que é muito ruim para o jogador que está ali (tanta mudança). É ruim, com certeza é. Eu acho só que isso pode acontecer, pode. Mas tem que ter uma base. Tipo assim, hoje no Botafogo a base é quem? Marlon Freitas, Marçal, Barboza. Não dá para tu perder essa tua base. Essa base tem que ter essa referência ali para tentar saber como é que organiza, como é que é feito. Uma coisa que eu não concordo, e o John Textor está fazendo isso, é vender um jogador que não quer ir embora. Isso não entra na minha cabeça. O Igor tenho certeza que não queria ir embora. O Cuiabano não estava querendo ir embora. Então, tipo assim, tu não pode vender um jogador que não quer ir embora – reclamou Rafael.
– O jogador gosta do clube, pô. Aí tem a conversa, o jogador vai fazer o quê? “Ah, pô, acho que é melhor tu ir”. Vai ser complicado. O jogador vai falar “não, eu quero ficar aqui”? O Savarino não foi. Também não chegou a proposta da Premier League, né? Quanto foi, para onde foi? Até para o Textor negociar com o jogador de futebol, ele tem que ter uma proposta boa. Tipo assim, a proposta do Igor foi pra Premier League. A proposta do Savarino foi pra Turquia, pô. Aí como é que ele vai convencer o Savarino a ir pra Turquia? – indagou Rafael.
O caso do goleiro John, no entanto, ele vê como diferente.
– O John queria ir embora. O John já queria ir embora há um tempinho, né? Porque não jogou muito na Europa. Então assim, é diferente. Ele tem quase 30 anos. Eu sei que a torcida fica brava e tal, mas assim, o John é diferente. Tem que respeitar o que o ele fez para o Botafogo. O John queria sair, ponto, fechado – explicou.
Rafael ainda ponderou se as saídas foram o melhor cenário para os jogadores.
– O negócio é que talvez tu não vai ser nem titular, pô. O Igor está no reserva, não é? Tipo assim, e os jogadores que estão indo? Será que eles vão jogar? Jair também? O Igor podia ir pra Seleção. O sonho de jogador é jogar a Premier League? Óbvio, ponto. Mas o sonho de jogador é ir pra seleção também. O sonho de jogador é jogar futebol. Agradeci ao John Textor, chorei, mas quero o bem para o Botafogo. Quero saber o que está acontecendo. Tem jogador que recebeu proposta do Brighton, quer ir e esta indo para o Nottingham. Eu gosto do John Textor, mas quero o melhor para o Botafogo. Acho que ele tem vir e se pronunciar. A torcida do Botafogo quer saber, eu também – completou.