No dia 2 de julho de 2023, o Botafogo venceu o Vasco por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, mas teve a grave lesão de Rafael no joelho. Quase nove meses depois, o lateral renasceu. Ele voltou a jogar e deu assistência na goleada por 4 a 0 sobre o Boavista, nesta quarta-feira, em Saquarema, pela ida da final da Taça Rio-2024.
– Foi muito especial. Quero agradecer a Deus, à minha família que me aguentou, a todo mundo do clube, especialmente o psicólogo Paulo (Ribeiro) e meu terapeuta. Estou muito feliz. Vou tentar ajudar esse ano o máximo possível o Botafogo – disse Rafael.
– Foi muito difícil (ficar sem jogar). Machuquei duas vezes aqui, as lesões mais sérias da carreira, pensei até em parar, mas não podia parar desse jeito. Estar em campo é muito especial. Só eu e quem está ao meu redor sabe o quanto foi difícil. Estou muito feliz – acrescentou.
Na Botafogo TV, o jogador foi perguntado o que a torcida pode esperar dele esse ano.
– Pode esperar o que tento dar desde que cheguei aqui, muita raça, muita vontade, a técnica tenho certeza que tenho, porque ninguém joga 15 anos lá fora se não tiver isso. Esperar que vou entrar em campo e ajudar o máximo possível, ajudar Mateo (Ponte) e Damián (Suárez), quero entrar e ajudar, é o que vou fazer – completou.