A unificação dos títulos da Copa Conmebol como sendo da Copa Sul-Americana pode impactar positivamente no Botafogo em termos de ranking da entidade que rege o futebol no continente, mostra reportagem do “GE”.
O ranking de clubes da Conmebol serve para balizar os cabeças de chave da Copa Libertadores na fase de grupos. Se o título da Conmebol de 1993 for reconhecido como sendo da Copa Sul-Americana, o Botafogo ganharia quase 100 pontos.
Atualmente, o Botafogo é apenas o 50º colocado no ranking, com 983,3 pontos, ficando entre Argentinos Juniors (992,2) e Newell’s Old Boys (976,7). Mas, de acordo com os cálculos, o Glorioso somaria mais 93,6 pontos relativos ao título de 1993 se o reconhecimento acontecer.
Essa pontuação é calculada da seguinte forma: título (60 pontos), cinco jogos vencidos na competição (24 pontos) e quatro empates (9,6 pontos).
Na última segunda-feira (12/9), uma comissão de clubes formada pelos 16 times que chegaram às oitavas da final da Libertadores deste ano deliberou de forma positiva, mesmo com os votos contrários de Corinthians, Flamengo e Palmeiras.
As confederações nacionais pediram mais tempo para analisar a questão, e uma decisão definitiva sobre a unificação dos títulos da Copa Sul-Americana deve ser tomada na reunião do conselho executivo, que pode acontecer em outubro.