Com um gol sofrido logo no início, o Botafogo perdeu para o Red Bull Bragantino por 1 a 0 neste sábado (12/4), no Estádio Nabi Abi Chedid, e conheceu sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro de 2025. O revés colocou fim a uma sequência de 18 partidas de invencibilidade na competição – ou oito meses -, que vinha desde o ano passado.
O Glorioso chegou a colocar uma bola na trave no primeiro tempo, com Igor Jesus, pressionou na parte final do segundo tempo, mas não conseguiu evitar a derrota. Cometeu erros e mostrou que ainda precisa evoluir muito. Segue com quatro pontos, após três rodadas, ocupando momentaneamente a sétima colocação na tabela.
O jogo
O Botafogo entrou em campo num sono danado e sofreu o gol logo no começo. Depois de Alex Telles ceder um escanteio de bobeira, o Red Bull Bragantino fez a cobrança curta ensaiada, Jhon Jhon invadiu a área e rolou no meio para Eduardo Sasha, na pequena área, só completar: 1 a 0. O Alvinegro tinha muita dificuldade, insistindo em sair tocando desde trás num gramado alto e contra um time marcando em cima.
Mas o Botafogo poderia ter empatado e acabou dando azar. Aos 21 minutos, o time saiu jogando rápido com Gregore, Savarino deu um toquinho de calcanhar e Igor Jesus arrancou desde a intermediária, avançou e chutou rasteiro cruzado, a bola pegou no pé da trave e voltou nos braços de Cleiton. A partir daquele momento, o Glorioso conseguiu sair melhor, mas cometia muitos erros individuais.
Num deles, quase saiu o segundo gol do Red Bull Bragantino. Patrick de Paula falhou perto da área, Eduardo Sasha finalizou livre e John salvou. No rebote, Henry Mosquera finalizou e o zagueiro Jair salvou em cima da linha. Não estava legal o negócio, apesar do Botafogo, quando caprichava um pouquinho mais, conseguir achar espaços.
No primeiro lance do segundo tempo, o Botafogo acelerou e quase empatou. Savarino chutou da entrada da área, a bola desviou em Pedro Henrique e Cleiton espalmou por cima. Mas, depois disso, o Glorioso não conseguiu produzir muito mais, com o Red Bull Bragantino controlando as ações.
O técnico Renato Paiva foi fazendo alterações no time. Trocou os laterais, tirou um volante para pôr mais um meia ofensivo, trocou ponta… E o Botafogo foi pressionando mais. Aos 36, o Fogão chegou bem pelo lado esquerdo, Cuiabano deu um toque de calcanhar e Igor Jesus dominou, virou e finalizou, mas Cleiton salvou. Nos acréscimos, o goleiro do Bragantino quase fez contra. E foi isso…
Próximos jogos do Botafogo
A maratona segue. Na próxima quarta-feira (16/4), o Botafogo recebe o São Paulo, às 18h30, no Estádio Nilton Santos. Depois, no domingo (20/4), o Glorioso visita o Atlético-MG, às 16h, jogo a princípio marcado para a Arena MRV.
FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO 1 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Nabi Abi Chedid
Data-Hora: 12/4/2025 – 16h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
Renda e público: R$ 197.980,00 / 5.233 presentes
Cartões amarelos: Jhon Jhon, Cleiton e Pittaa (RBB); Marlon Freitas e Gregore (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Eduardo Sasha 4’/1ºT (1-0)
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Andres Hurtado (Eduardo Santos 31’/2ºT), Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Juninho Capixaba; Gabriel, Eric Ramires (Guilherme 22’/2ºT) e Jhon Jhon (Gustavinho 31’/2ºT); Lucas Barbosa (Vinicinho 14’/2ºT), Eduardo Sasha (Pitta 31’/2ºT) e Henry Mosquera – Técnico: Fernando Seabra.
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte 26’/2ºT), Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano 15’/2ºT); Gregore, Marlon Freitas (Mastriani 38’/2ºT) e Patrick de Paula (Matheus Martins 15’/2ºT); Artur (Santiago Rodríguez 26’/2ºT), Igor Jesus e Savarino – Técnico: Renato Paiva.