O Botafogo está sendo o clube mais ativo nestes últimos dias da primeira janela de transferências e corre contra o tempo para registrar os jogadores até esta terça-feira, data-limite do período. Mas não há motivo para desespero se os novos atletas não aparecerem no BID da CBF nesta terça.
Segundo explica reportagem do “GE”, os clubes devem concluir a solicitação de registro de transferência no sistema da CBF até esta terça. A partir daí, o contrato será encaminhado para a Federação Estadual, analisado e depois submetido à CBF para a publicação no BID.
Desta forma, a publicação dos nomes no BID pode ocorrer após o encerramento do período de transferências, o que não inbiabilizaria a utilização dos atletas nas competições – desde que, claro, tudo seja concluído até o dia anterior à partida.
Reforços ainda podem chegar
A janela da CBF, assim como acontece nas internacionais, permite também que atletas que tenham rescindido seus contratos antes do fechamento do período possam ser registrados em outro clube mesmo fora do prazo. Ou seja, quem se desvincular de seu clube até esta terça, pode assinar com outro nos próximos dias, fora da janela.
Há também exceções abertas para atletas que conseguirem liberação dos clubes judicialmente (por questões trabalhistas, por exemplo), ou para situações extraordinárias determinadas pela Fifa, como foi o caso dos atletas estrangeiros que atuam na Ucrânia e na Rússia.
As regras da nova janela de transferências valem apenas para os clubes das Séries A e B do Brasileiro. A segunda janela será apenas no segundo semestre, entre os dias 18 de julho e 15 de agosto.