Com regulamento ‘diferente’, Botafogo pode perder para Atlético de Madrid por até dois gols para avançar na Copa do Mundo de Clubes; entenda

Com regulamento ‘diferente’, Botafogo pode perder para Atlético de Madrid por até dois gols para avançar na Copa do Mundo de Clubes; entenda
Vitor Silva/Botafogo

Depois de vencer Seattle Sounders e PSG, o Botafogo chega à última rodada da Copa do Mundo de Clubes podendo perder para o Atlético de Madrid por até dois gols de diferença – considerando que o PSG vai vencer o Seattle, por qualquer placar. E isso se dá por conta do confuso e diferente regulamento da competição da Fifa.

Em caso de empate em pontos entre as equipes, os critérios de desempate (saldo de gols e gols marcados) são aplicados apenas nos duelos entre esses times. Ou seja, caso os três times terminem esta fase com seis pontos, o resultado diante do Seattle Sounders não contaria para desempatar (leia abaixo o regulamento na íntegra).

Nesse cenário, o saldo de gols no momento é de +3 para o PSG, +1 para o Botafogo e -4 para o Atlético de Madrid. Em caso de vitórias dos europeus na rodada final, o Atlético só ultrapassaria o Botafogo se vencer o Alvinegro por três gols – empataria no saldo, mas ficaria à frente nos gols pró entre os três times, todos com seis pontos – ou mais.

Se o Botafogo perder para o Atlético de Madrid por três gols ou mais, só se classificaria no caso do PSG não derrotar o Seattle Sounders.

A última rodada do Grupo B será realizada na próxima segunda-feira (23/6), às 16h (12h horário local): Atlético de Madrid x Botafogo no Rose Bowl, em Los Angeles; e Seattle Sounders x PSG, no Lumen Field, em Seattle.

Resumindo: as chances do Botafogo

  • Se o Botafogo vencer ou empatar com o Atlético de Madrid: termina em 1º no grupo;

  • Se o Botafogo perder para o Atlético de Madrid por um ou dois gols de diferença (com o PSG vencendo o Seattle): termina em 2º;

  • Se o Botafogo perder para o Atlético de Madrid por três gols ou mais (com o PSG vencendo o Seattle): é eliminado.

O que diz o regulamento da Copa do Mundo de Clubes:

Se duas ou mais equipes do mesmo grupo estiverem empatadas em pontos após a conclusão da fase de grupos, os seguintes critérios, na ordem abaixo, serão aplicados para determinar a classificação:

a) maior número de pontos obtidos nas partidas da fase de grupos entre as equipes em questão;

b) maior saldo de gols resultante das partidas da fase de grupos entre as equipes em questão;

c) maior número de gols marcados em todas as partidas da fase de grupos entre as equipes em questão.

Se, após a aplicação dos critérios a) a c) acima, as equipes ainda estiverem empatadas na classificação, e para apurar sua classificação final, os critérios a) a c) acima serão aplicados apenas às partidas entre as equipes restantes. Se nenhuma decisão puder ser tomada por meio deste procedimento, os critérios d) a f) abaixo serão aplicados da seguinte forma às duas ou mais equipes que ainda estiverem empatadas em pontos:

d) saldo de gols superior em todas as partidas do grupo;

e) maior número de gols marcados em todas as partidas do grupo;

f) maior pontuação de disciplina da equipe (jogadores e membros da comissão técnica) em relação ao número de cartões amarelos e vermelhos obtidos:

– cartão amarelo: menos 1 ponto

– cartão vermelho indireto (como resultado de dois cartões amarelos): menos 3 pontos

– cartão vermelho direto: menos 4 pontos

– cartão amarelo e cartão vermelho direto: menos 5 pontos

g) sorteio pela FIFA

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários