O técnico Renato Gaúcho fez um duro desabafo sobre a falta de apoio da “maioria dos clubes” do país a Grêmio e Internacional, livrando apenas o Botafogo, que está perto de fechar um acordo para enfrentar o Tricolor duas vezes em campo neutro em partidas pelo Brasileirão-2024. As equipes de Porto Alegre ainda sofrem as consequências das enchentes que assolaram a capital gaúcha na virada de abril para maio.
As fortes declarações de Renato Gaúcho se deram após o empate em 1 a 1 com o Estudiantes, no Couto Pereira, em Curitiba, pela Libertadores, resultado que colocou o Grêmio como adversário do Fluminense nas oitavas de final.
– As dificuldades são enormes, mas vamos lutar. Acho que meu grupo tem dado resposta positiva em termos de profissionalismo. A única coisa que me chateia, me deixa um pouco triste é que, todo mundo vendo nossas dificuldades, no nosso estado, os clubes não “fecharam”. E dor de barriga não dá uma vez. Queria ver esse problema, e a gente torce que não aconteça em lugar nenhum, mas queria ver se fosse em São Paulo ou Rio de Janeiro – disse Renato.
– Queria ver o que presidentes dos clubes e o da CBF iam fazer. Temos conversado e, resumindo, é cada um com seus problemas. Se virem. Por isso nós nos fechamos com nosso torcedor, diretoria, jogadores, comissão, nós estamos fechados, correndo atrás. Mas decepção ficou. Não de todos os clubes, mas da maioria dos clubes. E como falei: espero que não aconteça em outro estado, mas dor de barriga não dá uma vez só – completou.
Renato Gaúcho citou apenas o Botafogo como clube que entendeu o drama do Grêmio, que não está podendo atuar em seu estádio por conta das fortes enchentes.
– Quando falo que nem todos clubes “fecharam”, parceiros mesmo foram dois, três. E a gente sabe o que está passando no Rio Grande do Sul. Claro que cada presidente pode tomar a decisão que bem entende, mas nessa horas vimos quem era quem. O Botafogo, por exemplo, que é do Rio, fechou com o Grêmio. Viu o que estávamos passando. Estou falando um – afirmou.
– O resto fica para o nosso presidente. Ninguém está pedindo para ficar com “peninha”, dar ponto para a gente, não é isso. Mas, juntando os clubes, poderiam agir de outra forma. O Botafogo “fechou” com a gente. Mas basicamente ficou por aí – encerrou o técnico.
Grêmio x Botafogo, no próximo domingo (16/6), será no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica/ES. A partida do segundo turno do Campeonato Brasileiro, prevista para setembro, com mando de campo do Glorioso, tem chances de acontecer no Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF.