Jogador do Botafogo de 2011 a 2014, Renato lamentou o time não ter sido campeão brasileiro este ano. Em entrevista à ESPN, ele contou que se surpreendeu com a reta final do Alvinegro no Campeonato Brasileiro.
– Fizeram um primeiro turno excelente, acima da média, ninguém quase esperava, nem o torcedor mais otimista do Botafogo esperava. Principalmente como terminou o primeiro turno. Depois o Botafogo acabou pecando um pouco, acho que pela distância que tinha dos adversários, tinha bastante gordura, a troca do treinador acabou prejudicando um pouco o desempenho. Você entra com outro treinador, uma outra filosofia, jogadores importantes acabaram ficando fora do time, se lesionando como o Tiquinho (Soares), depois acaba não voltando tão bem – lembrou.
– Para mim foi uma surpresa o Botafogo não ter vencido o campeonato. Achava que, pela pontuação, pela distância e até pelo que vinha jogando no primeiro turno, que realmente seria campeão. Mas, na reta final, acabou não conseguindo os pontos necessários, o Palmeiras, com a regularidade, junto com o Atlético-MG, Flamengo, eles conseguiram ter uma reação, ficaram brigando pelo título até o final. O Palmeiras mais uma vez foi eficiente, mas acreditava que esse ano o Botafogo poderia ter saído como campeão – adicionou.
O ex-jogador, que também lamentou o rebaixamento do Santos, não acredita que o problema do Botafogo tenha sido colocar Lucio Flavio como interino.
– A gente não está dentro para falar muito, o Lucio Flavio já vinha com o (Luís) Castro, estava na comissão fixa do Botafogo, já conhecia os jogadores. Acharam que daria certo, em alguns jogos o Lúcio ganhou com o time, mas realmente o Botafogo, no jogo contra o Palmeiras, ali acabou tirando um pouco da confiança dos jogadores. Do jeito que foi aquela virada, alguns jogos depois houve uma virada parecida, contra o Grêmio, também jogando em casa. Acho que isso abalou um pouco a moral do grupo, mas também poderia ter saído campeão com o Lucio, porque quando assumiu acho que ganhou duas ou três seguidas, manteve os jogadores, mas eu acho que foi uma fatalidade mesmo. Coisa que acontece dentro de campo, e você tem que estar sempre focado, independentemente se você tem uma margem de pontos. Isso mostra que, no futebol, você tem que estar focado o campeonato inteiro para ser campeão – encerrou.