Igor Jesus voltou a balançar as redes na vitória do Botafogo sobre o Juventude por 2 a 0 no sábado, no Nilton Santos. As orientações de Renato Paiva na pré-temporada, para que o camisa 99 ficasse mais na área, ainda repercutem. O treinador esclareceu o que quer e encheu a bola do centroavante.
– Igor é um jogador de Seleção Brasileira, é um goleador, não fazia gols há algum tempo. Na minha opinião e como eu vejo o jogo, não é melhor nem pior que os dos meus colegas. Eu tenho a minha visão. Tenho nos meus sistemas táticos um conceito de que o meu 9, se é 9, se é finalizador, se é centroavante, tem que estar na zona onde ele de fato é efetivo. Ou, pelo menos, passar lá muito tempo. Ou passar lá o tempo exato, que é o momento em que a bola lá chega – iniciou.
– Ele pode ser um jogador completo, como o Igor é, defensiva e ofensivamente, fazer o trabalho que ele tem que fazer quando a bola está longe da área, criar condições para que ele possa ajudar a que a bola se aproxime da área. O que não pode falhar aqui é que quando a bola chega à área, o Igor não esteja. Porque, por alguma coisa, eu não ponho o Igor ao zagueiro. Por que? Porque o Barboza, o Jair, o Bastos, o David, o Serafim, são todos zagueiros porque têm características de zagueiro, por isso é que jogam ali. O 9 tem que jogar dentro das suas características específicas que é finalizador, porque finaliza jogadas – continuou.
– É isso que eu quero do Igor e quero de todos. Não quero uma estaca ali parada, um boneco. É ele perceber os momentos do jogo, onde está a bola, que distância a bola está das zonas de finalização, ele contribuir para que a bola chegue mais rápido à área adversária, ou melhor, mas quando a bola lá chegar, ele tem que lá estar. E, para isso, ele não pode afastar-se muito de algumas zonas. Só isso, mais nada. E ele já começou a entender e hoje já fez dois gols, se bem que um impedido. Porque ele é isto, é um finalizador. Mas como é que vamos saber se ele é finalizador, se ele não está na zona de finalização? Então temos que o colocar na zona de finalização. É só isso que nós estamos tentando fazer – completou.
Igor Jesus, destaque na vitória sobre o Juventude, vai desfalcar o Botafogo contra o Carabobo nesta terça, no Nilton Santos, pela Libertadores, após ter sido expulso contra a Universidad de Chile na estreia. Mastriani surge como favorito para substituí-lo.