O técnico Renato Paiva se disse orgulhoso com os elogios do técnico do PSG, Luis Enrique, após a vitória do Botafogo nesta quinta-feira por 1 a 0, em Los Angeles (EUA), pela Copa do Mundo de Clubes. O treinador espanhol afirmou que o Alvinegro foi a equipe que melhor soube se defender contra o time francês em toda a temporada – na qual, ressalte-se, o PSG ganhou todos os títulos que disputou até o momento.
– Luis é uma das referências para mim, acho que é uma das referências para os treinadores a nível mundial, pela pessoa que é, pelo diferente que é, e por este PSG, que eu já disse que é uma história muito bonita. É a análise de um treinador que, mais uma vez, tem a humildade e a frontalidade de dizer aquilo que aconteceu. Nós tínhamos que ser perfeitos defendendo, a estratégia tinha que ser essa, sabíamos como o PSG gosta de atacar. Não podíamos deixar os jogadores em situações de um contra um, tínhamos de fazer a nível defensivo sempre dois contra um de preferência. Não andamos nas marcações individuais, seria um erro, seria uma catástrofe para nós. Também não é a forma como eu vejo o jogo, eu vejo o jogo em situações defensivas de forma zonal – disse Paiva.
– Não há uma oportunidade escandalosa que o PSG tenha tido, cruzamentos e por aí fora, mas, de fato, defendemos muito bem e aí é um mérito dos jogadores, porque não é fácil os jogadores desta envergadura e deste nível não terem bola tanto tempo, demonstra um conhecimento tático do jogo, uma resiliência até, importante para nós. Vejo com orgulho essas palavras, porque é mais um passo no nosso trabalho, no trabalho dos jogadores, no meu trabalho – continuou.
– É uma exibição muito boa da nossa parte, muito completa. Eu gostaria de ter tido mais bola, de ter atacado mais, mas não é possível, porque isto é uma máquina de atacar e defender em transições. Nós fomos muito inteligentes, rigorosos naquilo que planejamos. São três pontos muito importantes, há toda esta vertente histórica, mas nós ainda não estamos classificados e nós viemos aqui para andar para frente na competição. E tudo isto que nós estamos fazendo não pode perder sentido no último jogo. Como não estamos classificados, os jogadores têm que perceber que ainda falta um jogo para jogar, para o nosso objetivo – concluiu Paiva.
O Botafogo lidera o Grupo B com seis pontos e pode se classificar para as oitavas de final até perdendo para o Atlético de Madrid por dois gols de diferença, desde que o PSG vença o Seattle Sounders por qualquer placar. As duas partidas acontecem na próxima segunda-feira.