A dor de perder o título brasileiro na reta final é grande e vai ficar marcada. Na visão do apresentado André Rizek, do “Seleção SporTV”, a derrocada do Botafogo no Campeonato Brasileiro pode ser menos lembrada com o tempo, que pode servir como remédio.
– Acho que historicamente renegamos os perdedores a pé de página. Acho que só os gremistas se lembram que em 2008 abriram 11 pontos para o São Paulo. Vocês se lembravam que o Palmeiras ficou 17 rodadas na liderança em 2009? Para mim é o ano que o Flamengo arrancou, nem lembrava da derrocada do Palmeiras, que é contra times do Z-4, no Santo André, Sport, leva surra do Náutico. Você não acha historicamente noticiado como arrancada do Flamengo, título do Andrade, Pet, Adriano e com o passar dos tempos vai falando menos da entregada? É o que acho. Futurologia. O Botafogo provavelmente vai ficar fora até da fase de grupos da Libertadores. Você vai olhar a classificação final, que time é esse que estava na mão e termina em quinto? – indagou Rizek.
O comentarista Carlos Eduardo Lino, no entanto, pensa de forma diferente.
– Seus filhos daqui a 20 anos, se um deles virar jornalista esportivo, se forem olhar para a história de vida deles vão ver a história da derrocada do Botafogo. Nada mais conta de forma grandiloquente a história dessa temporada. A derrocada vai ser lembrada por décadas, vamos contar em detalhes por muitos anos, cada vez que falarmos de uma vacilada na competição vamos lembrar do que aconteceu com o Botafogo em 2023 – disse Lino.