Rizek explica relatório que aponta indícios de manipulação e diz que John Textor ‘queima etapas’ de possível investigação

André Rizek
X/GE

Apresentador do “Seleção SporTV” e responsável por expor a Máfia do Apito, em 2005, André Rizek tratou com serenidade e responsabilidade as novas denúncias feitas por John Textor de manipulação de resultados no futebol brasileiro. O jornalista explicou o que os relatórios da empresa contratada pelo empresário, a “Good Game!”, revelam indícios.

– Venho tratando esse assunto do material que o John Textor acha que tem em mãos de manipulação no futebol com muita responsabilidade. Na minha interpretação, ele tem uma largada, jamais o ponto final, o ponto de chegada da corrida. Ele tem um relatório da Good Game!, mostrando anomalias estatísticas de vários jogos, não traz provas. Isso é um ponto de partida, um indício, jamais uma prova no meu entendimento – disse Rizek, em vídeo no “GE”.

– Várias investigações de manipulação de resultados no mundo começam assim, com acesso a anomalias estatísticas e você vai investigar se aquilo é uma irregularidade, ou se são coisas que acontecem no esporte. Por exemplo, Brasil 1×7 Alemanha foi repleto de anomalias estatísticas. A atuação do Ronaldo contra a França em 98… Só o número não te prova nada – continuou.

– Essa empresa encontrou 69 anomalias estatísticas nesse jogo contra o São Paulo. Acima de cinco, já é considerado um ponto crítico para ela. A partir disso, o que deve ser feito? Investigar se naquele jogo houve um volume incomum de apostas, por exemplo, se teve gente lucrando com o 5 a 0. O Textor não tem essa informação e, até onde sei, ele está buscando essas informações a partir de agora. Quando ele torna público, acaba queimando etapas de uma possível investigação – completou.

Para Rizek, John Textor acaba prejudicando uma possível investigação de um tema tão sério ao fazer acusações públicas.

– Ele procurou o Ministério Público que, caso se interesse pelo tema, vai dar início a uma investigação. Ao tornar pública essa possibilidade, ele já queima a investigação. Eu assisti aos vídeos que a empresa produz desses jogos que ela considera 100% de manipulação por estatísticas, são vídeos convincentes, mas eu posso convencer você de qualquer coisa numa edição. Qualquer coisa editada pode levar as pessoas a acreditarem em algo que não é real – frisou Rizek, encerrando:

– Por fim, os atos do Textor acabaram unindo grandes rivais, como São Paulo, Palmeiras e Fortaleza. Quando você diz que cinco jogadores do São Paulo estão envolvidos em manipulação, você acaba colocando em xeque a credibilidade de todo o elenco do São Paulo, e isso não deve ser feito. Entendo a revolta do São Paulo e do Palmeiras. Agora ele vai precisar buscar provas para sustentar a acusação dele. Infelizmente, temos tratado um tema tão sério como a manipulação de resultados como um circo aqui no Brasil.

Fonte: Redação FogãoNET e X do GE

Comentários