O apresentador André Rizek levantou o debate sobre se o Botafogo, com diversos problemas extracampo, não deveria ter optado por um técnico mais experiente no futebol brasileiro em vez de Martín Anselmi. O treinador argentino, que sofreu com elenco curto, lesões e transfer ban, não consegue emplacar e fracassou na disputa da pré-Libertadores.
– Anselmi é um jovem treinador, tem 40 anos. Tudo bem que deu super certo com o Artur Jorge, que a gente não conhecia e foi o que foi. Mas será que o Botafogo está apostando demais em técnicos meio aleatórios… Até pela dificuldade pela qual passa o clube, não é hora de ser um pouco mais conservador, trazer alguém um pouco mais experiente? – perguntou Rizek, citando o exemplo de Dorival Júnior no Corinthians, campeão da Copa do Brasil:
– O Botafogo hoje vive uma turbulência administrativa, certo? Olha como a experiência do Dorival Júnior fez diferença no Corinthians, que vive problemas semelhantes. Você não sabe como vai ser o amanhã lá, sai jogador o tempo todo, e ele consegue blindar o elenco de problemas muito graves na gestão. Olha a experiência do Dorival Júnior. O Botafogo parece não apostar muito nesse modelo de técnico, quer sempre achar um treinador. Será que toda hora esse vai ser o caminho?
No debate no programa “Seleção SporTV”, o comentarista Eric Faria fez um contraponto, ressaltando a gestão personalista de John Textor e a denúncia feita pelo ex-técnico Renato Paiva de tentativa de interferência no trabalho.
– Digamos que eles se reúnam e decidam que não vai dar com o Anselmi. Quem vai comprar esse barulho? Um técnico lá de fora, olhando tudo o que está acontecendo com o Botafogo, não vai comprar esse barulho. Um técnico aqui de dentro… Quem seria esse técnico hoje? Quando ele [Textor] teve um técnico, digamos, com o perfil do Dorival, que era o Renato Paiva, ele quis interferir o tempo inteiro no trabalho. Quando você tem esse cara experiente, o cara não suporta interferência do cara que não conhece nada de bola. Aí, de repente, o cara experiente fala assim: “Eu vou lá para me sujeitar a esse cara dando palpite no meu trabalho? Não vou!” – opinou Eric.