Apresentador do programa “Seleção SporTV“, André Rizek explicou que a CBF não teve tanta culpa no apertado calendário do Botafogo, campeão da Libertadores, para a disputa da Copa Intercontinental de 2024.
O Glorioso teve apenas três dias de intervalo entre a última rodada do Campeonato Brasileiro, quando enfrentou o São Paulo no Estádio Nilton Santos e garantiu o título, e a estreia no Catar, com uma viagem de 17 horas no meio do caminho e um fuso horário de seis horas à frente.
– É claro que a gente deve, como jornalista que somos, criticar o calendário aqui do Brasil. É um calendário feito para dar errado, feito para punir o clube mais vitorioso. Acontece que nessa questão específica do Botafogo ter que jogar domingo pelo Campeonato Brasileiro e quarta-feira no Mundial, a CBF não é tão culpada assim. A Fifa alterou a regra do Mundial quando o Campeonato Brasileiro já estava em andamento. Ou seja, as datas já estavam estipuladas do Campeonato Brasileiro e aí a Fifa, no meu entendimento acertadamente, vai lá e fala que o futebol sul-americano vai entrar antes, vai entrar nas quartas – explicou Rizek.
– Quando a Fifa toma essa decisão, o Campeonato Brasileiro já estava em andamento, já estava com o seu calendário estabelecido. Então, não dava tempo para se programar de acordo com essa decisão da Fifa. Para o ano que vem dá. Não que vai melhorar muito, não vai melhorar muito. Mas, nesse caso a CBF contava que o Botafogo fosse jogar direto na semifinal, como em todos os anos. Então, ele teria um pouquinho mais de tempo, ele jogaria sábado e não na quarta-feira. Até isso acabou jogando contra o Botafogo – completou o jornalista.
Para o ano que vem não vai dar… O calendário da CBF para 2025 simplesmente ignora a existência da Copa Intercontinental, não reservando nenhuma data para a competição da Fifa, e prevendo a última rodada do Campeonato Brasileiro para 21 de dezembro. As competições, no entanto, vão parar para o Super Mundial, que acontecerá nos Estados Unidos em junho e julho.