Jornalista especializado em negócios do esporte, Rodrigo Capelo defendeu o planejamento que está sendo feito por John Textor no Botafogo. Na última quinta-feira, o Glorioso oficializou a venda de 90% da SAF para o empresário americano, e agora a expectativa é de que as contratações sejam aceleradas visando o Campeonato Brasileiro.
Capelo fez referência até mesmo ao termo “fanfarronice” usado esta semana pelo comentarista André Loffredo, do SporTV, sobre as entrevistas que Textor andou concedendo. Segundo Rodrigo Capelo, o empresário americano está tocando as coisas nesse momento de transição da maneira correta, sem açodamentos.
– Eu vi alguns colegas de imprensa nossos dizendo que havia “fanfarronice” do Textor porque falou em Cavani, etc.. E quando você analisa a ordem dos fatos, eu vejo o contrário, eu vejo uma estruturação sendo feita. Primeiro ele acertou a compra do clube. Depois, enquanto os trâmites legais aconteciam, ele fez uma estruturação do departamento de futebol contratando peças-chave, como Alessandro Brito e André Mazzuco. Essa estrutura profissional tinha que sem montada antes mesmo. Anunciar jogadores antes mesmo de ter um departamento de futebol estruturado faz sentido? Não faz. A ordem que ele está fazendo as coisas é a ordem correta – observou Capelo, no podcast “GE Botafogo”.
– O problema é o timing, o Campeonato Brasileiro está vindo, tem que contratar um time inteiro praticamente, mas quando poderia acontecer esse processo de maneira que não traria nenhum tipo de malefício dentro de campo? Ah, se o Botafogo fosse vendido em setembro, por exemplo, a campanha na Série B poderia ter sido prejudicada. Vamos esperar então férias de três meses? Não tem esse tempo ideal para as coisas aconteceram. Quando anunciou a venda (dia 24 de dezembro), eu falei para o torcedor esquecer a porcaria do Campeonato Carioca, porque eu sabia que isso iria acontecer – completou.
Para o jornalista, o torcedor precisa ter a consciência de que o primeiro ano ainda será de desafios, visto a quantidade de mudanças que irão ocorrer.
– Não esperem que o Botafogo vai começar o Campeonato Brasileiro com um timaço, ficando em segundo, terceiro lugar, vaga na Libertadores, etc… Se fizer um Brasileiro justo, sem ameaça de rebaixamento, meio de tabela, está ótimo, é um começo de projeto a longo prazo. Mantenham a expectativa dosada e deem tempo para que o cara trabalhe. Se exigir que ele saia contratando jogadores antes da hora, vamos repetir o que fez com que todos esses amadores faziam, saiam contratando jogador destrambelhadamente para dar resposta para torcida e imprensa. Por enquanto, eu recomendo calma – afirmou Capelo.