A briga pelo controle da SAF do Botafogo, que envolve John Textor e Eagle Football Holdings, pode afetar o futuro de investimentos estrangeiros no futebol brasileiro. É o que acredita o jornalista Rodrigo Mattos, que apontou uma possível insegurança jurídica por conta do tema.
– Uma decisão da Justiça do Rio em favor do norte-americano vai gerar uma série de dúvidas sobre o modelo de SAF no Brasil com investimento estrangeiro. Afinal, quem vai investir em um clube-empresa no país se não há nenhuma segurança jurídica sobre seu dinheiro? É o caso quando uma empresa tem 90% das ações de uma SAF e pode perder tudo sem ver nem um centavo – escreveu Rodrigo Mattos, em seu blog no “UOL” nesta segunda-feira (11/8).
– O próprio Botafogo e Textor, se vencedores das disputas jurídicas, podem ter dificuldade de achar novos aportes de capital necessários depois de deixarem os investidores anteriores sem suas garantias – acrescentou.
O jornalista crê que o imbróglio pode ser visto de diferentes formas.
– Do lado de Textor e do Botafogo associação, a briga é pelo controle da empresa que lhes é tão cara. Do lado do investidor, há a lógica de que botou dinheiro e quer ser ressarcido. Do lado de quem olha de fora, é difícil não ver essa disputa como um prejuízo para o futuro do investimento em SAFs no Brasil – complementou.