Reforço do Botafogo para 2025, Rwan Cruz é bem avaliado na Bulgária. Ex-auxiliar técnico do Ludogorets e hoje funcionário do Botev Plovdiv, Rafael Ferreira rasgou elogios ao centroavante alvinegro.
– Rwan jogou no Ludogorets em mais de uma posição. Inicialmente como 9, e muitas outras vezes atrás do centroavante. Tem facilidade no jogo de aproximação e joga bem de costas pro gol, o último treinador o usou muito nessa dinâmica com ele fazendo pivô para o terceiro homem. Essa dinâmica de jogar com 1-2 toques foi algo que evoluiu, porém ainda tem margem pra melhorar. No começo teve um pouco de dificuldade de concluir as jogadas e perdia mais gols, porém evoluiu. Tem boa chegada na área vindo de trás, e também tem boa presença no jogo aéreo – explicou Rafael Ferreira, ao site “GE”.
Rwan Cruz foi comprado pelo Botafogo por € 8 milhões (cerca de R$ 47,6 milhões) e chega credenciado por ser um dos dez maiores artilheiros da história do Ludogorets e por ter a aprovação do scout alvinegro. A versatilidade é um de seus trunfos.
– A primeira temporada ele passou por um processo natural de adaptação. A maneira como o time joga, propondo o jogo e tendo bola a maior parte do tempo, com tabelas e aproximação, além de muitos brasileiros na equipe, ajudou nesse processo. Passou a ser um jogador mais importante na segunda temporada, principalmente por desempenhar mais de uma função, sempre era boa opção pra começar ou entrar durante a partida, seja com um ou dois atacantes centrais. O entendimento de jogo dele parece vir evoluindo ao longo do tempo, sempre trouxe boas alternativas nos jogos da liga e também nos jogos europeus. A dinâmica e a maneira de jogar da equipe, além do trabalho dele, o credenciaram a subir de patamar – afirmou Rafael Ferreira.