O Bahia, que teve sua SAF adquirida pelo Grupo City, tornou-se o 18º clube a aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra), informou o Blog do Lauro Jardim, do jornal “O Globo”. O Tricolor era o único da Série A do Campeonao Brasileiro que ainda não havia se decidido.
Segundo o site “MKT Esportivo”, Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, tinha feito críticas à divissão das receitas sugeridas pela Libra, de 40% de forma igualitária, 30% por performance e 30% por enganjamento, que inclui média de público, streaming, redes sociais, audiência e tamanho da torcida.
Além do Bahia, fazem parte da Libra: Botafogo, Red Bull Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória.
A Liga Futebol Forte, que tem 24 clubes aderentes – sendo nove da Série A – propõe um modelo diferente, com 50% igualitário, 25% por desempenho e 25% por audiência. Além disso, a LFF pede que não haja tanta disparidade entre os clubes com maior e menor receita.
Integram a LFF: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Internacional, da Série A; Atlético-GO, Avaí, Ceará, Chapecoense, CRB, Criciúma, Juventude, Londrina, Sport, Tombense e Vila Nova, da Série B; e Brusque, CSA, Náutico e Operário-PR, da Série C.