O assunto Botafogo dominou a coletiva de apresentação de Savarino como jogador do Fluminense nesta sexta-feira (30/1). O venezuelano foi bombardeado por perguntas sobre como foi a negociação para trocar o Glorioso, clube pelo qual foi campeão e é ídolo, por um rival direto.
Savarino admitiu que foi colocado como disponível para transferência pelo Botafogo neste início de 2026, mas evitou falar sobre ter se sentido desprestigiado. Ele também listou os motivos que o fizeram aceitar a proposta do Fluminense.
– Tem três coisas que são muito importantes em cada decisão que eu tomo: a estabilidade familiar, a paz que traz a transferência para minha família e o projeto esportivo, que é o mais importante para a minha carreira. Tem coisas que vocês têm que perguntar para o Botafogo, não para mim. Se você chega num clube e está listado para venda, então seu pensamento tem que ser diferente… Estou tranquilo e sou muito grato ao Botafogo, por tudo que fiz lá, pelos títulos, como fui agradecido ao Atlético-MG e aos clubes em que passei. Agora estou muito focado no Fluminense, estou feliz e vou tentar dar o melhor de mim aqui, espero que seja um ano vencedor para a gente – disse.
– Sou muito grato ao Botafogo e sempre vou responder isso, sou muito grato com todo o pessoal que trabalha ali, com o diretor esportivo. São todas pessoas muito especiais. Quando falo que há coisas que têm que perguntar para ele, são coisas que tem perguntar para ele, não para mim. Estou feliz aqui no Fluminense, o passado fica no passado e vou viver o presente e que Deus tome o controle de tudo – respondeu Savarino.
Savarino também falou que não pretende comemorar se marcar contra o Botafogo, no próximo domingo, no clássico no Estádio Nilton Santos pelo Campeonato Carioca.
– Acho que não [vai comemorar]. Vai ser um jogo muito especial jogar contra a torcida do Botafogo, que teve um carinho enorme por mim nos dois anos em que estive lá. Eu agradeço também por terem sido justos nessa transferência, compreensivos. Vai ser especial agora pelo Fluminense, vou desfrutar. Tento desfrutar de todos os momentos da minha carreira. Será um jogo muito bom. Vou me encontrar com muitos amigos que tive no Botafogo. Vai ser um momento único – projetou.
Veja outras declarações de Savarino sobre a saída do Botafogo:
MOTIVOS PARA MUDANÇA DE CLUBE
– O que me motivou primeiramente foi a estabilidade da minha família, foi primordial. O projeto que o Fluminense apresentou é muito importante para mim e para minha carreira. A paz que transmitia essa transferência, para mim e minha família, foi muito importante. Tive muito êxito no Botafogo, tentei dar o meu melhor nesses dois anos. Ganhei dois títulos que foram muito importantes para a minha carreira. Agora estou focado no Fluminense, desfrutando desse momento da minha carreira.
NEGOCIAÇÃO
– A negociação nunca mudou, sempre continuou. Foram muitos dias de negociação. Vou falar a verdade, não foi fácil para ninguém. Agradeço ao Fluminense pelo esforço que fez para me trazer.
TROCA POR UM RIVAL DIRETO
– É um rival, foi difícil [a transferência]… Mas eu vejo mais a parte do projeto esportivo, que foi muito importante para mim, eu ia seguir competindo, e a estabilidade familiar, minha família está muito bem ambientada ao Botafogo.
SAÍDA REPENTINA ANTES DO JOGO CONTRA VOLTA REDONDA
– Eu estava relacionado, concentrado [para o jogo contra o Volta Redonda]. Pela manhã recebi a última proposta do Fluminense e tive que decidir antes do jogo. Falei com o treinador, depois ele falou na coletiva algumas coisas que não tinha que falar [risos], mas deixei tudo claro para ele antes do jogo e porque eu também teria de jogar o Carioca pelo Fluminense, se entrasse em campo pelo Botafogo não poderia. Qualquer coisa que vocês quiserem perguntar, têm que perguntar para o Botafogo, são coisas que não posso falar.
QUEDA DE DESEMPENHO EM 2025
– O ano de 2024 foi histórico tanto pessoal quanto no coletivo, que para mim é o mais importante. Em 2025, como você falou, o clube teve muita mudança, saíram muitos jogadores, o principal foi sair o treinador, que juntava todo o grupo, e também peças chave que saíram. Mas ainda assim sempre tentei dar o meu melhor, mas agora estou focado num ano novo, aqui no Fluminense, que tem bons jogadores tanto na frente como atrás.