Depois de ter perdido o primeiro jogo em casa por 1 a 0, o Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com o Santos neste sábado (30/8), na Vila Belmiro, e terminou com o vice do Campeonato Brasileiro Feminino A2. As Gloriosas estavam levando a disputa para os pênaltis até os 35 minutos do segundo tempo e estarão na Série A1 em 2026, junto com Santos, Atlético-MG e Fortaleza.
O jogo
O Botafogo não começou bem o jogo. O Santos, mesmo com a vantagem conquistada na ida, estava dominando as ações, com mais posse de bola e presença no campo adversário. Aos 19 minutos, Laryh desperdiçou boa chance, de cabela. Depois, aos 34, Michelle fez uma defesaça para as Gloriosas, em finalização de Pardal quase na pequena área.
Aos 36 minutos, o lance que mudou o jogo. Carol arrancou pelo meio, invadiu a área e foi derrubada por Rafa Andrade. Pênalti claríssimo, que a árbitra não viu. A VAR chamou, e aí sim a penalidade foi marcada. A santista deveria receber amarelo – e seria expulsa, porque já tinha -, mas nada foi mostrado. Carol bateu e a goleira Stefane defendeu. Só que a VAR viu que ela se adiantou, e a cobrança se repetiu. Carol cobrou no mesmo canto e desta vez marcou: 1 a 0.
No segundo tempo, o Santos foi com tudo para buscar o empate e evitar a disputa por pênaltis, enquanto o Botafogo se defendia e esperava um contra-ataque. A estratégia funcionou, até os 35 minutos, quando o time da casa teve um escanteio a seu favor, a goleira Michelle saiu socando errado e Carol Baiana completou no segundo pau, empatando em 1 a 1 e dando o título para o Santos.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 BOTAFOGO
Local: Vila Belmiro
Data-Hora: 30/8/2025 – 15h
Árbitra: Deborah Cecilia Cruz Correia (Fifa/PE)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF) e Daniella Coutinho Pinto (Fifa/BA)
VAR: Charly Wendy Straub Deretti (Fifa/SC)
Público: 7.866 presentes
Cartões amarelos: Rafa Andrade (SAN); Rita Bove e Thaisinha (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Carol 42’/1ºT (0-1) e Carol Baiana 35’/2ºT (1-1)
SANTOS: Stefane; Leidiane, Ana Alice, Pardal (Rafa Martins 44’/2ºT) e Larissa Vasconcelos; Rafa Andrade, Suzane Pires (Nath Pitbull 48’/2ºT) e Thaisinha; Analuyza (Evellyn Marques 44’/2ºT), Samara (Carol Baiana 9’/2ºT) e Laryh – Técnico: Caio Couto.
BOTAFOGO: Michelle; Sinara (Rebeca 43’/2ºT), Grazy, Thaiane e Natane; Duda Basílio (Tefinha 43’/2ºT), Rita Bove (Kika 23’/2ºT) e Bia (Paola – Intervalo); Tipa, Carol e Júllia (Analu 34’/2ºT) – Técnico: Léo Goulart.








