Com uma formação bisonha e uma atuação constrangedora – para ser educado -, o Botafogo perdeu para o mistão do São Paulo por 1 a 0 neste domingo (14/9), no Morumbis, e encerrou uma sequência de cinco vitórias fora de casa no Campeonato Brasileiro. Dinenno, no comecinho do jogo, fez o gol da vitória tricolor.
O revés impediu o Botafogo de tentar entrar no G-4 e ainda deixou o São Paulo empatado com o com o Glorioso com os mesmos 35 pontos, mas o Fogão fica na sexta posição ainda por ter mais vitórias – e dois jogos a menos que o Tricolor. Além disso, a distância para o líder Flamengo aumentou para 15 pontos (veja a classificação no fim do texto).
O jogo
O Botafogo entrou em campo com uma formação totalmente modificada e confusa, com Danilo jogando de ponta-direita e outras escolhas questionáveis. Será que daria certo? Difícil. Tanto que o Glorioso terminou o primeiro tempo em desvantagem e sem ter dado nenhum chute. Isso mesmo. Um total de zero finalização.
O São Paulo conseguiu o gol logo no começo, aos seis minutos: Enzo Díaz cruzou da esquerda, Neto ficou indeciso no meio do caminho e Dinenno marcou 1 a 0. O Botafogo teve de sair, ficou mais com a bola, mas errou uma quantidade incontável de passes, numa atuação constrangedora. E o Tricolor quase ampliou aos 31, quando Enzo Díaz cobrou uma falta lateral e acertou a trave de Neto, que sairia no fim da etapa final com um problema na perna.
O Botafogo voltou do intervalo com Tucu Correa e Matheus Martins, mas as mudanças não surtiram efeito e o time continuava apresentando um futebol paupérrimo. Para se ter uma ideia, a primeira chegada de relativo perigo foi aos 16 minutos: Chris Ramos cruzou, Danilo tentou o cabeceio e Matheus Martins pegou a sobra e chutou cruzado, meio mascado, à esquerda do gol defendido por Rafael.
Davide Ancelotti foi fazendo mudanças, promoveu as entradas de Cuiabano e depois Marlon Freitas, mas o relógio foi passando, o Botafogo errando e o São Paulo, por sua vez, esperando o contra-ataque e esfriando o jogo. Rigoni, aos 33, deu boa finalização de fora e obrigou Léo Linck a espalmar. Aos 44, Vitinho deu um presente, Rigoni saiu livre em direção ao gol, mas acertou a trave. Nos acréscimos, Luan teve outra chance, mas Léo Linck salvou o que seria o segundo. Que noite sofrível do Glorioso.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo agora terá dois jogos no Estádio Nilton Santos na sequência, contra Mirassol, quarta-feira (17/9), às 19h30, em partida atrasada da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e Atlético-MG, sábado (20/9), às 18h30, pela 24ª.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Morumbis
Data-Hora: 14/9/2025 – 17h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (VAR-Fifa/MG)
Renda e público: R$ 1.807.524,00 / 38.713 presentes
Cartões amarelos: Alan Franco, Marcos Antônio e Tapia (SAO); David Ricardo (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Dinenno 6’/1ºT (1-0)
SÃO PAULO: Rafael; Rafael Tolói, Alan Franco (Arboleda 27’/2ºT) e Sabino; Cédric, Alisson (Marcos Antônio 13’/2ºT), Pablo Maia, Rodriguinho (Luan 31’/2ºT) e Enzo Díaz (Wendell – Intervalo); Tapia e Dinenno (Rigoni 13’/2ºT) – Técnico: Hernán Crespo.
BOTAFOGO: Neto (Léo Linck 46’/1ºT); Vitinho, Kaio Pantaleão, David Ricardo e Marçal (Cuiabano 16’/2ºT); Newton (Marlon Freitas 24’/2ºT), Allan (Joaquín Correa – Intervalo) e Savarino; Jeffinho (Matheus Martins – Intervalo), Savarino, Chris Ramos e Danilo – Técnico: Davide Ancelotti.