O São Paulo derrotou o Nacional-URU por 2 a 0 nesta quinta-feira (22/8), no Morumbis, e será o adversário do Botafogo nas quartas de final da Libertadores-2024.
Bobadilla, no primeiro tempo, e Calleri, no começo da segunda etapa, fizeram os gols da partida. No primeiro jogo, em Montevidéu, as equipes haviam empatado sem gols.
O duelo teve duas grandes paralisações, primeiro por conta de uma briga na torcida do Nacional-URU e depois para atendimento ao jogador uruguaio Juan Izquierdo, que caiu desacordado e saiu de ambulância do estádio.
O primeiro confronto entre Botafogo e São Paulo será entre os dias 17 e 19 de setembro, no Estádio Nilton Santos. A volta acontece na semana seguinte, entre os dias 24 e 26 de setembro, no Morumbis.
Retrospecto de Botafogo x São Paulo
Botafogo e São Paulo nunca se enfrentaram na Libertadores, mas já decidiram uma Recopa Sul-Americana. Foi em 1994, e o Tricolor levou a melhor, com vitória por 3 a 1 em Kobe, no Japão.
As equipes se encontraram duas vezes em mata-matas de ida e volta, sem contar por Torneios Rio-São Paulo. Nas semifinais do Brasileiro de 1981, o São Paulo levou a melhor, com o placar agregado de 3 a 3 – o time avançou por ter feito melhor campanha.
O último mata-mata foi nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1999. O primeiro jogo foi no Morumbi, com empate em 1 a 1, e o Botafogo se classificou na volta com vitória por 3 a 1 no Maracanã.