Integrante da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, Carlos Portinho (PL-RJ) quer que a CBF informe a relação de árbitros para cada jogo do Campeonato Brasileiro de 2023 e a estatística sobre as duplas árbitro/VAR que mais atuaram juntas na competição. A informação é do “Blog do Lauro Jardim”.
Em requerimento, o parlamentar fluminense pede que Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, forneça dados sobre os resultados de cada jogo em que as três duplas de arbitragem mais repetidas. Também solicita que se detalhe os critérios adotados para a seleção das equipes e explique a dinâmica das escalas.
“Ao solicitar à CBF detalhes sobre os critérios adotados para seleção e administração dos árbitros, o Senado não apenas reforça seu compromisso com a transparência e a responsabilidade, mas também visa a assegurar a lisura das práticas que influenciam diretamente milhões de torcedores e o próprio avanço do futebol no país”, justifica Portinho.
O pedido do senador aconteceu depois de ser levantado que Raphael Claus e Daiane Caroline Muniz dos Santos atuaram juntos em 11 das 38 rodadas do Brasileirão-2023. Os dois, inclusive, serão ouvidos pela CPI nas próximas semanas, bem como Wilson Luiz Seneme, chefe da comissão de arbitragem da CBF.