Senador da CPI quer que CBF entregue imagens internas da cabine do VAR na expulsão de Adryelson em Botafogo x Palmeiras de 2023

Senador da CPI quer que CBF entregue imagens internas da cabine do VAR na expulsão de Adryelson em Botafogo x Palmeiras de 2023
Reprodução

O senador Carlos Portinho (PL-RJ), integrante da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, protocolou requerimento em que pede que a CBF disponibilize a íntegra das imagens internas da cabine do VAR no lance da expulsão de Adryelson no jogo Botafogo 3×4 Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro de 2023.

O mesmo pedido, endereçado ao presidente da Comissão de arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, é feito também em relação ao jogo Palmeiras 1×0 Vasco de 2023, em que o clube cruz-maltino teve um gol anulado num lance revisado pelo VAR que gerou desconfiança sobre como as linhas foram traçadas.

Além disso, Portinho pede informações ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, sobre o quality manager (gerente de qualidade do VAR) – cujo nome não consta nas escalas disponíveis no site da entidade – e o observador de VAR nos dois jogos – em ambos foi Giuliano Bozzano (MG).

O conhecimento do nome e da posição do ‘quality manager’ responsável pelo VAR, bem como do observador designado para monitorar e avaliar o desempenho dos árbitros de vídeo, é essencial para assegurar a qualidade e a imparcialidade das decisões tomadas durante as partidas de futebol“, argumenta Portinho no pedido.

O senador fluminense também quer que Ednaldo Rodrigues envie à CPI o mapa de câmeras e detalhes técnicos das câmeras do jogo Athletico-PR 1×1 Flamengo, apitado por Anderson Daronco pelo Campeonato Brasileiro de 2024 e que gerou muita reclamação do clube paranaense por causa do gol do time carioca assinalado após o tempo indicado de acréscimos.

Os requerimentos serão votados pela CPI em reunião na próxima terça-feira (2/7), às 14h30, quando também será ouvido José Francisco Manssur, ex-assessor especial do Ministério da Fazenda.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários