Vice-presidente da Comissão de Esporte e provável futuro presidente da CPI da Manipulação no Futebol, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) discursou na tribuna do Senado Federal nesta quarta-feira (3/4) e voltou a fazer duras cobranças a John Textor, dono da SAF do Botafogo.
Segundo o senador, Textor prometeu que vai entregar as provas que diz ter à CPI, e não ao Ministério Público. Kajuru afirmou também que, caso o dirigente não as apresente, irá pedir o banimento dele do futebol e a expulsão do cartola do território brasileiro.
– Comunico ao Eduardo Girão (NOVO-CE) e ao Carlos Portinho (PL-RJ), meus amigos que tanto respeito, que acompanharam meu ofício ontem (terça) à Polícia Federal para que seja convocado imediatamente o dono do Botafogo do Rio de Janeiro, por todas as suas, entre aspas, porque até agora não apresentou nenhuma, “provas e gravações”, de escândalos nunca vistos na história do futebol brasileiro – iniciou Kajuru.
– Tomara que ele esteja falando a verdade. Prometeu, inclusive, que vai entregar a gravação à nossa CPI, e não mais ao Ministério Público. Vamos esperar e ver se isso procede, porque, do contrário, nós vamos pedir (…) o banimento dele do futebol brasileiro, que ele seja expulso do país, porque, de repente, ele veio ao país, fez toda essa bagunça e quer ir embora do Botafogo agora. Acha que é uma fria financeira e quer sair daqui deixando todo esse escândalo envolvendo times históricos, como o São Paulo e o Palmeiras, jogando aquilo que criança faz no ventilador sem, rigorosamente, nenhuma gravação e nenhuma prova. Vamos esperar – concluiu.
Ex-jornalista esportivo, Kajuru já havia comunicado que John Textor será o primeiro a ser convocado a depor na CPI. O empresário norte-americano vem denunciado episódios de manipulação de resultados no futebol brasileiro, mas ainda não apresentou provas.