Na chamada maior Série B de todos os tempos, o Botafogo sobrou. O Glorioso subiu com duas rodadas de antecedência, foi campeão com uma rodada antes e fechou com cinco pontos de vantagem para o vice-campeão Goiás.
Menos badalado no começo da competição pela imprensa do que os outros grandes clubes presentes, o Botafogo terminou a Série B com incríveis 21 pontos para o Vasco, que terminou em 10º; e com 22 para o Cruzeiro, 14º.
O Botafogo foi de longe quem mais venceu na competição: 20 vezes, contra 18 de Coritiba, Avaí e CSA – e o dobro de triunfos do Cruzeiro, que venceu apenas dez jogos. O Fogão teve também o melhor ataque (56 gols) e a melhor defesa, ao lado do Goiás (31).
Para completar, o Botafogo terminou a Série B com uma série de dez partidas sem derrota: foram seis vitórias e quatro empates. O último revés foi há quase dois meses: 2 a 1 para o Avaí, no Estádio Nilton Santos. E Rafael Navarro terminou em terceiro entre os artilheiros, com 15 gols, atrás de Edu (17) e de Léo Gamalho (16).