Os sócios do Botafogo aprovaram neste domingo, em Assembleia Geral, a proposta de reforma estatutária que reduz de 239 para 80 os membros do Conselho Deliberativo do clube associativo.
A reforma determina também que os conselheiros sejam eleitos pelos sócios, fazendo com que o corpo permanente de beneméritos e grande beneméritos se torne apenas um órgão consultivo.
Foram 252 votos a favor, 99 contra, um voto nulo e oito abstenções. Nas redes sociais, o vice-presidente geral do clube associativo, Vinicius Assumpção, celebrou a aprovação.
“Parabenizo a maturidade de todo o quadro associativo do Botafogo pela decisão. Seguimos fortalecendo a democracia alvinegra e tornando o clube cada vez mais transparente e profissional. Tu és campeão em todos os esportes!”, escreveu Assumpção no X (ex-Twitter).
As mudanças no estatuto foram motivadas pela transferência do futebol para a SAF. Sem o carro-chefe, o Botafogo quer enxugar o clube associativo para otimizar a gestão dos esportes olímpicos e da parte social.