CUIABANO MARCA NO FIM, E BOTAFOGO VENCE LANTERNA SPORT NA ILHA DO RETIRO

CUIABANO MARCA NO FIM, E BOTAFOGO VENCE LANTERNA SPORT NA ILHA DO RETIRO
Vitor Silva/Botafogo

Ufa ufa! Com um gol de Cuiabano nos acréscimos, depois de muitas chances desperdiçadas, o Botafogo venceu o lanterninha Sport por 1 a 0 neste domingo (20/7), na Ilha do Retiro, e conquistou a primeira vitória sob o comando do técnico Davide Ancelotti, oficialmente falando.

O resultado fez o Glorioso ultrapassar o Bahia e assumir a quinta colocação, com 25 pontos, mantendo a distância em oito pontos para o líder Cruzeiro, que tem um jogo a mais (veja a classificação no fim do texto). O Botafogo segue no bolo, mas nitidamente ainda precisa de ajustes – principalmente de mais capricho no ataque.

O jogo

A partida em Recife começou sob um temporal, com muita chuva e vento, deixando a situação mais complicada. Mas o Botafogo, mesmo desfalcado de Allan e Savarino, foi o melhor time em campo, apesar de cometer muitos erros. Com 30 segundos, o Glorioso já tinha finalizado a gol, com Arthur Cabral.

As melhores chances foram de fato do Botafogo. Aos 18, Montoro enfiou na esquerda, Joaquín Correa recebeu na área, limpou a marcação e chutou cruzado, para defesa de Gabriel Vasconcelos. Quatro minutos depois, Newton cruzou da direita, Montoro dominou no meio – ele poderia finalizar – e tocou para Arthur Cabral, impedido, marcar. Gol corretamente anulado.

O Sport só conseguia assustar nas bolas aéreas. Aos 27, após uma cobrança de escanteio, a bola ficou viva depois de rebater em Vitinho e o zagueiro Rafael Thyere, de meia bicicleta, finalizou ao laod, com perigo. O Botafogo teve outra chance depois, talvez a melhor delas. Artur cruzou da direita, Álvaro Montoro conseguiu finalizar de carrinho no segundo pau e Gabriel Vasconcelos salvou.

O Botafogo continuou tentando no segundo tempo, desperdiçando outras chances. Logo com quatro minutos, Artur jogou na área, Arthur Cabral deixou passar e Vitinho, livre, exagerou na força e isolou, desperdiçando uma ótima oportunidade. Aos 15, Newton arrancou da intermediária e arriscou um chute forte e rasteiro, com a bola saindo rente à trave, com perigo.

Depois disso, aos 25 minutos, Vitinho cruzou, a zaga do Sport afastou e Alex Telles, no rebote, cabeceou procurando o ângulo, e a bola passou de novo muito perto da trave. Na sequência, Santi Rodríguez, que tinha acabado de entrar, fez uma jogadaça pelo lado esquerdo e rolou para trás, Montoro finalizou e a bola explodiu na defesa.

O técnico Davide Ancelotti foi trocando peças, e nada da bola entrar. Aos 42, Santi Rodríguez fez mais uma boa jogada e chutou no cantinho, mas Gabriel Vasconcelos conseguiu espalmar. Quando tudo parecia difícil, brilhou a estrela de Cuiabano. Aos 45, ele recebeu de Nathan Fernandes na área, passou pela marcação e chutou cruzado, fazendo o gol da vitória alvinegra: 1 a 0.

Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo volta a jogar apenas no próximo sábado (26/7), contra o Corinthians, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, pela 17ª rodada – a partida contra o Grêmio, que seria no meio da semana, foi adiada devido à participação do time gaúcho nos playoffs da Copa Sul-Americana. Depois, o Glorioso recebe o Red Bull Bragantino, dia 29, no Niltão, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA
SPORT 0 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Ilha do Retiro
Data-Hora: 20/7/2025 – 17h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Renda e público: R$ 408.735,00 / 11.609 presentes
Cartões amarelos: Matheus Alexandre (SPT); Marlon Freitas e Álvaro Montoro (BOT)
Cartões vermelhos:
Gols: Cuiabano 45’/2ºT (0-1)

SPORT: Gabriel Vasconcelos; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon (Chico 20’/2ºT) e Igor Cariús (Kévyson 30’/2ºT); Rivera, Zé Lucas e Lucas Lima (Atencio 14’/2ºT); Chrystian Barletta (Matheusinho 14’/2ºT), Ignacio Ramírez e Derik Lacerda (Romarinho 30’/2ºT) – Técnico: Daniel Paulista.

BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte 27’/2ºT), Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano 37’/2ºT); Newton, Marlon Freitas e Álvaro Montoro (Rwan Cruz 37’/2ºT); Artur (Santi Rodríguez 27’/2ºT), Arthur Cabral e Joaquín Correa (Nathan Fernandes 16’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.

VÍDEO | Gol e melhores momentos:

Classificação do Campeonato Brasileiro:

Classificação fornecida por Sofascore

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários