Acredite se quiser. Segundo a coluna do Guilherme Amado, no “Metrópoles”, o STJD vai admitir erro no caso Nenê, que não pôde enfrentar o Palmeiras, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, o tribunal vai culpar o clube gaúcho, que perdeu o jogo por 5 a 3, pelo problema.
O STJD admite que não há punição alguma ao jogador, apesar de o sistema da CBF informar que havia “pendência no STJD. A versão do tribunal é que a informação foi incorretamente colocada no dia 8 de outubro.
Ainda assim, o STJD culpa o Juventude alegando que o clube poderia ter conferido a situação antes e solicitado um Informativo de Penalidade Pendente (IPP).
O Juventude notou o problema no domingo, às 11h40, e pediu correção ao STJD, que argumentou que só pode consultar o próprio sistema “em horário comercial”. Diz o tribunal ainda, baseando-se no Regulamento Geral de Competições da CBF, que “é responsabilidade única e exclusiva de cada clube disputante da competição o controle e cumprimento de penalidades decorrentes da aplicação de cartões amarelos e/ou vermelhos, bem como de sanções aplicadas pela Justiça Desportiva, Justiça Desportiva Antidopagem, CNRD e demais órgãos competentes”.