A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) já prepara denúncia contra o Botafogo em virtude das confusões com sua torcida em São Januário após a derrota para o Grêmio, informa o “Panorama Esportivo”, do jornal “O Globo”, nesta sexta-feira (10/11).
De acordo com a reportagem, o clube pode terminar o Campeonato Brasileiro de 2023 sem a presença de sua torcida no Estádio Nilton Santos em virtude da confusão. Alguns torcedores brigaram entre si e também houve conflito com seguranças e policiais.
O Botafogo deve ser denunciado no artigo 213 do CBJD (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens no estádio), cuja punição inclui perdas de mando de campo. No entanto, o STJD tem preferido determinar portões fechados, como já aconteceu recentemente com o Santos, por exemplo.
O Botafogo tem mais dois jogos apenas no Estádio Nilton Santos, contra Santos, dia 26, e Cruzeiro, na penúltima rodada, dia 2 ou 3 de dezembro. Dono de São Januário, o Vasco não deve ser punido pelos tribunais por conta da confusão envolvendo torcedores do Glorioso.