A 1ª Comissão Disciplinar do STJD marcou para a próxima segunda-feira (19/8), a partir das 11h30, o julgamento do Botafogo pelos “bonecos enforcados” de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em uma passarela da estação de trem da SuperVia.
A atitude aconteceu antes do jogo contra o Palmeiras no dia 17 de julho, pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos. O próprio Botafogo emitiu nota repudiando o que chamou de “ato criminoso” e solicitando às autoridades a identificação dos autores.
O clube alvinegro foi denunciado no artigo 213 inciso I § 1º do CBJD (deixar de tomar providências capazes de previnir e reprimir desordens em sua praça de desporto de elevada gravidade), podendo perder até dez mandos de campo e ser multado em até R$ 100 mil.
Na mesma sessão que vai acontecer na segunda, o Botafogo também será julgado pela atitude de um gandula por “retardar o início do jogo”, podendo receber uma multa de até R$ 100 mil, além de suspensão de 15 a 180 dias ao gandula.