STJD marca para quinta-feira julgamento de John Textor; acionista do Botafogo pode pegar até 810 dias de suspensão

John Textor, do Botafogo, no STJD
Wellington Campos/Rádio Itatiaia

O STJD marcou para a próxima quinta-feira (12/9) o julgamento de John Textor, dono da SAF do Botafogo, pela 5ª Comissão Disciplinar, por conta das declarações sobre manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro. O relator do processo será Lucas Brandão.

Textor foi denunciado cinco vezes no artigo 243-F do CBJD (ofensa à honra contra Ednaldo Rodrigues, Palmeiras, São Paulo, Fortaleza e o árbitro Braulio da Silva Machado) e uma vez no 221 (dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito).

Somadas, as punições ao empresário norte-americano podem chegar a 810 dias de suspensão – ou cerca de 27 meses – e multa de até R$ 600 mil. Em julho, um inquérito com a relatoria de Mauro Marcelo de Lima e Silva pedia suspensão por seis anos e multa de R$ 2 milhões.

O inquérito que apura as denúncias de Textor foi aberto após pedidos da Procuradoria do STJD, do Palmeiras, do São Paulo, do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e da Abrafut (Associação Brasileira dos Árbitros do Futebol).

Em entrevista esta semana à “ESPN”, John Textor pediu uma reunião privada com o STJD para apresentar o material que tem sobre manipulação de resultados, que já foi entregue à Polícia Civil e ao Ministério Público, com investigações em andamento, e à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas.

Solicitei aos meus advogados que solicitem audiência adequada ao STJD, em sessão privada, onde poderei (pela primeira vez) apresentar ao STJD as mesmas provas que já foram bem recebidas pela CPI do Senado, por meio de um promotor público e por um promotor criminal – disse Textor.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários