A Procuradora do STJD denunciou o Botafogo por ação de torcedores que penduraram bonecos enforcados com rosto de Leila Pereira (presidente do Palmeiras) e Ednaldo Rodrigues (presidente da CBF). Assim, o clube corre risco de receber multa de até R$ 100 mil e perder dez mandos de campo neste segundo semestre de 2024. Mas é comum haver julgamento por atos ocorridos fora do estádio?
Em 2023, uma torcedora do Palmeiras foi morta após ser atingida por estilhaço de garrafa arremessada por um torcedora do Palmeiras próximo ao Allianz Parque. O STJD informou ao “Lance!” não ter competência para julgar o caso por ter ocorrido fora do estádio. Assim, ficou a cargo dos órgãos de segurança pública.
No caso do ocorrido no dia de Botafogo x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro deste ano, o ato de torcedores foi feito fora do estádio, em frente ao setor sul, com os bonecos sendo retirados mais de três horas do jogo. O clube alvinegro repudiou em nota oficial.
Este ano, em caso diferente, o STJD puniu o Sport por oito jogos com portão fechado por conta de ataque de torcedores ao ônibus do Fortaleza. A pena foi diminuída no Pleno para quatro jogos com torcida, mas sem a presença da organizada envolvida, além de multa de R$ 80 mil.