O novo Mundial de Clubes, anunciado pela Fifa para ser realizado a partir de 2025, vai ter 32 clubes, sendo seis da América do Sul. Os critérios de classificação ainda não foram definidos, mas especula-se até que haja vagas para a Copa Sul-Americana. No entanto, há quem seja contra.
É o caso do jornalista Vitor Sérgio Rodrigues, do TNT Sports. Em seu perfil no Twitter nesta quarta-feira (15/2), ele se posicionou sobre a possibilidade.
“Uefa e Conmebol ainda vão definir como preencher as 12 e 6 vagas, respectivamente, no Super Mundial de Clubes de 2025. Mas tem algo que não pode acontecer: dar vagas para Europa League ou Sul-Americana. É questão básica de mérito, pela dificuldade da Champions e Libertadores“, argumentou o jornalista.
“Já que preciso explicar, lá vai: o campeão da Europa League e da Sul-Americana não teve competência para ir para a Champions e para a Libertadores! Logo, premiar que não foi competente para estar no torneio mais qualificado é sim rasgar o mérito“, escreveu.
O Botafogo disputará a Copa Sul-Americana em 2023, competição que pode ter final realizada em Brasília em outubro.
Na Conmebol: 4 campeões da Libertadores. Sobrariam 2 vagas. Mata-mata entre finalistas? Pode ser.
Na Europa, campeões e vices da Champions. 8 vagas. Sobrariam quatro vagas…
Nos outros continentes está certo: 4 vagas, os quatro campeões continentais dos quatro anos anteriores.
— Vitor Sergio Rodrigues VSR (@vitorsergio) February 15, 2023
Já que preciso explicar, lá vai: o campeão da Europa League e da Sul-Americana não teve competência para ir para a Champions e para a Libertadores!
Logo, premiar que não foi competente para estar no torneio mais qualificado é sim rasgar o mérito.
— Vitor Sergio Rodrigues VSR (@vitorsergio) February 15, 2023