Os torcedores que forem assistir ao jogo entre Botafogo e Palmeiras, no domingo (17/08), às 20h30, no estádio Nilton Santos, poderão contar com uma programação especial.
Para a ida ao jogo, teremos duas viagens diretas da Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro, previstas para 19h11 e 19h31, saindo da plataforma 4. Esses trens não realizarão parada nas demais estações. Além disso, entre 17h e 18h, haverá reforço na operação dos ramais Santa Cruz e Japeri, que irão circular com intervalo médio de 20 minutos no sentido Central do Brasil. Nessa faixa horária, trens procedentes de Japeri circularão como expressos.
Após a partida, teremos viagens para Central do Brasil e Japeri, com intervalo médio de 15 minutos, e para Santa Cruz, com intervalo médio de 20 minutos, a partir da estação Olímpica de Engenho de Dentro.
A programação de trens extras foi elaborada a partir de informações disponibilizadas pela Organização e busca garantir uma oferta de lugares em conformidade com as condições operacionais disponíveis. A programação de trens extras pode sofrer alterações em virtude da dinâmica do evento.
MetrôRio estende horário na Central
Neste fim de semana (16 e 17/08), o Metrô Rio funcionará no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. No domingo, no entanto, o Botafogo enfrenta o Palmeiras, às 20h30, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes até meia-noite na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia. O embarque no sistema metroviário será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 7h às 23h. Porém, depois das 23h, elas ficarão abertas apenas para desembarque.
Para ida ao evento, a recomendação é que o público se antecipe e que o desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.
No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os trens seguirão da estação Central para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.