Muito desfalcado pela Covid-19, o Botafogo se superou, jogou com muita luta e venceu o Taubaté por 2 a 0 neste domingo, no Joaquinzão, garantindo a classificação para a segunda fase da Copa São Paulo como líder do Grupo 14. A equipe paulista também avançou, em segundo lugar.
Apesar do campo pesado, dos muitos desfalques e do empate ser suficiente, o Botafogo entrou em campo disposto a ganhar o jogo e dar uma resposta após a derrota na rodada passada. Com muita raça, o Glorioso começou dominando as ações e, aos oito minutos, Raí quase abriu o placar em chute de fora da área.
É bem verdade que o Taubaté também esteve próximo de marcar. Aos 17 minutos, Pardal recebeu, limpou a defesa e Maurício – terceiro goleiro do time – salvou o Botafogo. Mas o gol alvinegro saiu aos 38, e foi um golaço: Kauê tocou de calcanhar e Raí soltou a bomba de perna esquerda, fazendo 1 a 0.
O Taubaté começou o segundo tempo assustando: Thiago Patto aproveitou uma bola mal afastada por Carlos Henrique e parou em mais uma defesa fundamental de Maurício. Depois, aos 16, Garcez quase marcou um golaço de bicicleta, mas a bola passou perto da trave.
O Fogão retrucou, e o jogo ficou aberto. Aos 17 minutos, Wendel deu bela enfiada, Kauê invadiu a área e bateu forte, e João Pedro fez ótima defesa por cima. Sete minutos depois, o goleiro do Taubaté fez mais uma difícil intervenção, após cobrança de falta de muito longe de Wendel que iria entrar na gaveta.
Com o gramado ainda mais encharcado por causa da chuva, a partida ficou mais pegada, mesmo com o resultado classificando ambos. O Botafogo quase fez o segundo aos 36 minutos, com Gabriel Tigrão de cabeça. Mas o gol derradeiro saiu aos 44: Raí cruzou e Maranhão deu números finais ao placar, fazendo 2 a 0.
Próximos jogos do Botafogo
Classificado como primeiro colocado do Grupo 14, o Botafogo vai enfrentar na segunda fase o vice-líder do Grupo 13, que pode ser XV de Piracicaba ou São José (RS). Os dois se enfrentam na segunda-feira, às 13h, em Guaratinguetá, e se houver empate é o time gaúcho que ficará no caminho do Fogão.
FICHA TÉCNICA
TAUBATÉ 0 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Joaquim de Morais Filho
Data-Hora: 09/01/2022 – 11h
Árbitro: Paulo Sergio dos Santos (SP)
Assistentes: Bruno Silva de Jesus (SP) e José Lucas Cândido de Souza (SP)
Renda e público: –
Cartões amarelos: Peloggia (TAU)
Cartões vermelhos: –
Gols: Raí 38’/1ºT (0-1) e Maranhão 44’/2ºT (0-2)
TAUBATÉ: João Pedro; João Salles, Lucas Minhoca, Zé Roberto e Romero; Moisés (Gustavo Cabelo 19’/2ºT), Peloggia e Sapata (João Wagner 45’/2ºT); Thiago Patto (Gustavo 45’/2ºT), Garcez (João Vinícius 28’/2ºT) e Pardal (Welington 19’/2ºT) – Técnico: Fred Testa Jr.
BOTAFOGO: Maurício; Wendel, Carlos Henrique, Ewerton Porto e Jefinho; Guilherme Liberato, Kauê e Raí (Hugo Iglesias 47’/2ºT); Daniel Fagundes (Felipe Vieira 38’/2ºT), Gabriel Tigrão e Maranhão – Técnico: Ricardo Resende.