A LDU, sorteada para ser a adversária do Botafogo nas oitavas de final da Libertadores, é uma velha freguês do técnico alvinegro Renato Paiva, na época em que ele comandou o Independiente del Valle.
Paiva trabalhou no Equador entre janeiro de 2021 e maio de 2022, substituindo Miguel Ángel Ramírez e tendo sua primeira experiência no futebol sul-americano, depois de dirigir o time B do Benfica.
No Campeonato Equatoriano de 2021, sob o comando de Paiva, o Del Valle venceu os dois jogos contra a LDU: 3 a 1 como mandante e 2 a 0 na condição de visitante. Naquele ano, o Del Valle conquistou seu primeiro título equatoriano.
Em 2022, o Independiente del Valle venceu a LDU por 1 a 0, em casa. Pouco tempo depois, ele deixou o clube para aceitar a proposta do León, do México. Depois, Paiva passou por Bahia e Toluca, antes de assumir o comando do Botafogo.
O Botafogo vai enfrentar a LDU primeiro no Estádio Nilton Santos, entre os dias 12 e 14 de agosto, e depois no Estádio Casa Blanca, em Quito, entre os dias 19 e 21 de agosto.