A questão emocional, tão debatida no segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, segue sendo tema no Botafogo. Após a derrota para o Vasco neste domingo (18/2), pelo Carioca-2024, o técnico Tiago Nunes admitiu que a equipe desmoronou após o empate, como já aconteceu outras vezes, e reforçou a necessidade de contratações para dar descanso a jogadores mentalmente sobrecarregados.
– Eu cheguei no fim do ano passado já encontrando esse estado anímico, mas temos uma memória emocional do ano passado e quando sofremos reveses como esse acaba vindo tudo à tona. Por mais que tenhamos mudado parte do elenco, a grande parcela do time titular ainda é remanescente do ano passado. Vamos evoluir com sequência de resultados positivos e também com a chegada de novos jogadores para encorpar o grupo, porque muitos jogadores estão pedindo para ter uma sequência fora da equipe, para parar de carregar essa carga emocional tão forte. Você tem que ter mais jogadores do nível compatível para conseguir manter essa roda andando, o Botafogo competindo em alto nível. Ainda temos um grupo muito jovem, reforços que chegaram que infelizmente sentiram lesões e a partir desse momento temos que fortalecer esse time, o ritmo de jogo e encontrar essa sequência de resultados que estamos buscando desde que chegamos aqui – afirmou Tiago.
Solicitado na entrevista coletiva para esclarecer melhor esse “pedido” dos jogadores para ter uma “sequência fora do time”, Tiago Nunes explicou.
– O futebol tem códigos e temos que respeitar alguns deles. Depois de mais de 20 anos envolvidos com jogadores, a gente percebe quando o atleta está no seu limite técnico, tático, físico, mental, que precisa ter um descanso, precisa parar, sair um pouco da zona de alvo, para poder respirar, se libertar um pouco de alguns rótulos. O Botafogo está investindo num grupo. O crescimento do Botafogo está acontecendo. Vamos nos aproximar do que buscamos quando tivermos mais jogadores, encorpando o grupo – ressaltou.