Atualmente técnico do Al-Nassr (SAU), Luís Castro entrou com ação na Fifa para cobrar valores que tem a receber do Botafogo. A informação foi publicada pelo site “GE” na última semana e pelo portal “RTI Esporte” nesta terça-feira (7/5).
A dívida alvinegra é referente a salário e premiações previstas em contrato com o treinador português, que deixou o clube no meio de 2023 para ir para a Arábia Saudita.
O advogado especialista em Direito Desportivo e Gestor Esportivo pela Fifa Pedro Canelas explicou o tema ao site “RTI Esporte”.
– O Luís Castro pode fazer isso, porque ele tem a nacionalidade diferente do clube que treinava. Se ele fosse um técnico brasileiro, não poderia cobrar de um clube brasileiro pela Fifa, mas por ser português e por ter, assim, essa relação internacional, ele consegue cobrar por meio da entidade – disse Canelas.
Caso seja punido pela Fifa, o Botafogo pode sofrer até Transfer Ban, que impede registro de novos jogadores até o pagamento da dívida. Mas esta possibilidade é remota e distante.
– Em regra, o Botafogo teria, em caso de decisão desfavorável, 45 dias para pagar o suposto valor devido ao Luís Casto. Esse prazo só começaria a ser contado a partir da data da notificação da Fifa. No momento em que a Fifa envia a decisão, ela só informa se foi favorável ou desfavorável. Além disso, o Botafogo pode pedir a justificativa dessa decisão. Se o clube faz isso, o prazo de 45 dias é pausado. E, ainda, se o Botafogo quiser recorrer ao CAS (Corte Arbitral do Esporte), esse prazo também é interrompido e só passa a correr, novamente, após o clube ser notificado – completou Pedro Canelas.