Técnico do Botafogo explica Newton na zaga: ‘Precisava de um jogador mais rápido. Gabriel Bahia treina bem, só tem a má sorte que treinador não o colocou’

Newton em Botafogo x Santos | Campeonato Brasileiro 2025
Vítor Silva/Botafogo

Uma surpresa na escalação do Botafogo no empate em 2 a 2 com o Santos, neste domingo (26/10), pelo Campeonato Brasileiro, foi a utilização de Newton como zagueiro no Nilton Santos. Davide Ancelotti explicou qual foi sua intenção com o improviso.

Hoje jogou o Newton porque precisava de um jogador mais rápido, do lado do Barboza, porque queria um jogador com uma boa saída de bola, porque o trabalho defensivo dos dois atacantes do Santos não é um trabalho muito forte. Então podíamos ter essa oportunidade de ter uma saída de bola bastante limpa, bastante fácil. Acho que foi assim. Com o Marlon, o Newton e o Barboza tivemos uma saída de bola na primeira e na segunda etapa também bastante fácil – disse Davide.

No meio, acho que o problema foi mais de passividade nos corredores laterais. Não foi muito um problema de energia no meio. Foi mais um problema de corrigir um pouco as posições, como fazer saltos de pressão nos corredores laterais. Acho que corrigimos bastante bem depois do minuto 30 da primeira etapa, quando tivemos a pausa e começamos bem também a segunda etapa. Então essa foi a minha leitura. Mas depois tenho que tomar decisões. O Gabriel (Bahia) é um jogador profissional que treina bem. Só tem a má sorte que o treinador não o botou no campo hoje – acrescentou.

O treinador italiano admite que a defesa é um pontos que precisa de atenção e de evolução.

Seguimos trabalhando na fase defensiva. É verdade que a linha defensiva quando cheguei era outra, agora temos que adaptar um pouco. Perdemos um jogador que acho que é fundamental, já falei disso, que é Kaio Fernando (Kaio Pantaleão). Não só para defender baixo, mas para defender mais alto. Então o time se fecha um pouco, defende um pouco mais atrás e gera mais oportunidades para o adversário. Mas temos que seguir adaptando, tenho confiança nos zagueiros que tenho. Acho que entregaram muito o Marçal, David Ricardo no último jogo, porque não tivemos Barboza. Acho que o Newton hoje fez um jogo correto. Claro que o foco está aí. Os gols de hoje acho que são mais que por um tema de sistema defensivo, são por um tema mais pontual, episódicos. Temos que seguir no foco na bola parada e na fase defensiva também – completou.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários