Técnico do Inter Miami, Javier Mascherano citou uma declaração do treinador do Botafogo, Renato Paiva, ao analisar a derrota da equipe norte-americana para o PSG por 4 a 0 neste domingo (29/6), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes.
Atual campeão europeu, o PSG sofreu apenas um gol até o momento, para o Botafogo, que o derrotou por 1 a 0. Mascherano estava respondendo a uma pergunta de um jornalista que o questionou se o Inter Miami deveria ter atuado de forma mais defensiva.
– Mais [defensivo]? E o que fizemos? Me diga. O que sugere de mais ofensivo? Deixe o microfone com ele. E o que mudou [no segundo tempo]? A primeira substituição foi de Allen, por lesão, zagueiro por zagueiro. E a segunda foi aos 75 minutos. Olha, creio que ontem [sábado, mas na verdade foi na sexta-feira] Renato Paiva nos deixou um grande ensinamento com uma declaração que deu. Há dois tipos de futebol, e concordo completamente: um da vida real, outro da internet. E na vida real, somos nós que estamos lá. E esses são os momentos que você tem que viver – afirmou Mascherano.
– Claramente fizemos um jogo defensivo, fechando por dentro. Agora, não podíamos querer ter oito ou dez jogadores dentro da nossa área, porque isso também não vai te garantir a vitória, nem vai garantir um bom jogo. Tentamos, dentro das nossas capacidades, jogar o melhor jogo possível. Claramente, nunca fomos de pressionar alto, fazer loucuras… Mas este adversário vem de ganhar uma final de Champions por 5 a 0, em que o primeiro tempo foi 3 a 0, e com um domínio total – continuou.
– Tentamos fazer um jogo mais lento, para que não sofrêssemos gols tão cedo. Não funcionou. Depois do segundo gol, o time claramente desmoronou. A ideia era estar no jogo o máximo possível. Por que? Porque em uma jogada, numa bola parada, poderíamos surpreender. Bem, não aconteceu. Além disso, o time deu tudo de si, não apenas neste jogo, mas em todas as quatro partidas que disputou, e não há do que reclamar – completou o treinador argentino.
Relembre a frase de Renato Paiva
A declaração a que Mascherano se referiu foi dada por Renato Paiva na entrevista coletiva de sexta-feira, véspera do jogo contra o Palmeiras. Relembre abaixo:
– Há o futebol da vida real e o futebol do Walt Disney. No futebol da vida real, tu tens que perceber quem és, contra quem jogas, e nem sempre podes jogar da mesma forma, porque às vezes não te é permitido, ou pela qualidade do adversário, ou pela postura tática do adversário. No futebol do Walt Disney, nós temos que jogar todos ao ataque, como se jogássemos sozinhos. Depois de ganharmos do PSG, na cabeça das pessoas nós tínhamos que ter trucidado o Atlético de Madrid. Até vou contar uma história que cruzei com um torcedor, ele dizia-me que devíamos ter jogado de outra forma, se jogássemos de outra forma contra o Atlético de Madrid teríamos ganho com certeza, porque fomos muito defensivos, e eu perguntei-lhe: “OK, é a sua opinião, eu respeito. Mas diga-me uma coisa, quantas vezes viu o Atlético de Madrid jogar esse ano?” E ele disse: “Nenhuma.” Portanto está explicado. Isto é um bocadinho o futebol do Walt Disney – disse Paiva.