Técnico do PSG, finalista da Liga dos Campeões e presente no grupo do Botafogo no Super Mundial de Clubes, Luis Enrique apontou que os clubes europeus são os favoritos à conquista do título na competição que começa no mês que vem nos Estados Unidos.
O espanhol justificou o favoritismo pelo poderio financeiro dos clubes europeus, mas ressaltou que no futebol tudo pode acontecer.
– Os favoritos, a princípio, acredito que serão, principalmente, os europeus. Não tenho dúvidas de que, se os jogadores sul-americanos estivessem atuando em seus países de origem, como Brasil, Argentina ou Uruguai, os clubes de lá teriam mais chances. Isso valeria também para equipes da América Central e da África. Mas é evidente que os clubes europeus jogam com vantagem nesse sentido, porque contam com o melhor da Europa, da África, da América e da Ásia – disse Luis Enrique.
– Posso imaginar que o mais lógico seria ver os europeus mais próximos de vencer o Mundial, mas o futebol é um esporte que não entende de justiça – completou.
O treinador do PSG saudou a ideia da Fifa de organizar a competição pela primeira vez, com 32 clubes.
– A Europa tem as ligas mais competitivas e, em teoria, reúne os melhores jogadores. Isso obviamente vai repercutir na competição. Mas acredito que o Mundial de Clubes tem potencial para se tornar uma referência global. Considero a ideia muito atraente – finalizou.
Além de Botafogo e PSG, o Grupo B do Super Mundial de Clubes conta com Atlético de Madrid e Seattle Sounders.