Contratado pelo Botafogo para a temporada de 2021, Joel Carli ficava no banco de reservas e era o único jogador a não ter uma chance sequer com o técnico Marcelo Chamusca, que preferia apostar em Gilvan. A história mudou com a chegada de Enderson Moreira. Ele promoveu o retorno do zagueiro argentino e teve resultado, com dez vitórias, dois empates e apenas uma derrotas.
– A primeira coisa que perguntei ao Freeland (Eduardo, diretor de futebol) foi se ele estava com alguma limitação para jogar. Não havia. Acreditei muito que ele pudesse ser a nossa referência dentro de campo. Não adiantava ter um jogador com com a liderança dele fora do processo. Fizemos a reincorporação dele, recuperou-se fisicamente, teve algumas dificuldades no começo, mas conseguiu fazer a função muito bem – contou Enderson Moreira, a “O Globo”, explicando a importância de ter uma defesa sólida.
– Em campeonatos de pontos corridos, o time que tem mais destaque quase sempre é aquele que tem boa estrutura defensiva definida. É assim que eu vejo o futebol moderno. Um jogador moderno é o que tem a mesma capacidade tanto defensiva como ofensiva – acrescentou.
O treinador falou também sobre Rafael Navarro e Chay, que tem sido dois dos destaques do Botafogo na Série B.
– Eu sempre gostei de jogar com centroavante e com meia. São posições que a cada dia temos mais dificuldades de encontrar. O Navarro é um jogador que ajuda muito defensivamente, tem muita força e faz muito movimento de profundidade. Isso casa muito bem comigo. O Chay tem uma história muito bacana. Não teve grandes oportunidades mais jovem, mas de repente as coisas aconteceram. Como ele não teve a mesma preparação física de quem joga na base, tivemos preocupação com isso. Ele fazia um jogo muito bom, mas no outro não conseguia sustentar até o fim. Entendemos isso e conseguimos promover uma sequência maior de jogos, que foi muito importante – completou.