Luis Zubeldía, técnico do São Paulo, sugeriu que os jogadores do futebol brasileiro se unam para debater sobre o uso do gramado sintético que, segundo ele, é prejudicial. A declaração se deu após o empate em 0 a 0 com o Palmeiras, no Allianz Parque, neste domingo (16/2), pelo Paulistão-2025.
O treinador argentino explicou que o piso foi um dos motivos para não ter escalado Oscar e Lucas Moura, ídolos do clube tricolor.
– É um tema muito profundo. Hoje foi por um controle de carga de minutos. Planejamos que alguns jogariam 90 minutos em Brasília, então hoje seria o terceiro jogo, algo que seria muito carregado para Lucas ou Oscar, que terminou o último jogo com o joelho um pouco inchado. Vejo que todas as equipes estão descontentes, mas a Fifa permite, então algumas equipes colocam o gramado sintético. É algo que tenho claro, que os jogadores preferem campo natural – disse Zubeldía.
– Por saúde e por uma questão de espetáculo também. Entendo que é mais caro, pela quantidade de conserto que precisa. Em algum ponto os jogadores vão ter que se juntar e discutir esse tema, porque quem mais pode perder é o jogador. E aqui falo eu, que com 23 anos não pude jogar mais por causa do joelho – completou o técnico, que não jogava em pisos sintéticos.
Além do Allianz Parque, a Mercado Livre Arena Pacaembu, que vem sendo palco dos jogos da Portuguesa em virtude de obras no Canindé, também utiliza gramado sintético no Paulista.